A diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, disse que no final do ano há sempre festividades e confraternizações. Na sua opinião, uma das mais importantes é a de encerramento de curso, que representa uma etapa muito importante na vida dos alunos e também dos professores. Em sua mensagem para os formandos de 2010 do curso de fonoaudiologia, Rosa Inês aguarda que muitos retornem para continuar a carreira acadêmica e um dia fazer parte do corpo docente da faculdade. “Nós aprendemos a gostar e a admirar todos vocês. Deixamos as fotos de vocês aqui para dizer que essa sempre será a casa de vocês”, disse a diretora-associada da FCM.
Homens - Homem é coisa rara nos cursos de fonoaudiologia. Que diga os formandos Walace
Como o curso é tradicionalmente composto por mulheres e as professoras acabam tornando as falas no gênero feminino. Eles se acostumaram com o “bom dia meninas” e dizem que levaram isso numa boa. Na opinião dos três, a relação com as garotas na sala de aula foi bem tranquila e com as professoras também. Às vezes eles eram chamados de “máfia” ou “Clube do Bolinha”. Ricardo disse que irá receber dois diplomas: um de fonoaudiólogo e outro de sobrevivência. “A gente brinca, mas no fundo elas nos ajudaram, se preocuparam conosco, nos deram broncas e conselhos. Foi assim o curso todo”, comentou. Na opinião de Walace, é muito senso comum pensar que não pode haver amizade entre homem e mulher. “Já aconteceu muita discussão entre nós por causa disso. Se você gostar do curso, você não vai dar mais importância para isso”, conclui Walace.
O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas foi criado em 2001 e é coordenado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Inclui também a participação de outras unidades, como o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB). Anualmente, são oferecidas 30 vagas em período integral para o curso de Fonoaudiologia. A duração é de quatro anos, no mínimo. No vestibular de 2010, a relação de candidatos na primeira fase do vestibular foi de 8,4 por vaga.
Texto: Edimilson Montalti
Fotos: Péricles Lima