IPC completa dez anos com apresentação de trabalhos

Alunos do primeiro ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram na tarde desta terça-feira (30) no saguão e no anfiteatro 1 do conjunto de salas de aula da FCM os trabalhos dos módulos I e II da disciplina Introdução à Prática de Ciência (IPC), criada há dez anos após a reforma curricular do curso de medicina. Segundo a professora do Departamento de Tocoginecologia e responsável pelos módulos, Fátima Böttcher, a disciplina é equivalente à metodologia científica e o objetivo é ensinar os alunos a produzir e a consumir ciência, desenvolvendo uma atitude crítica e ativa sobre a produção do conhecimento. “Cada aluno tem um orientador e um supervisor de turma. De cada turma, 20% seguem para a iniciação científica”, explicou Fátima.

Alcir Escocia Dorigatti disse que ao entrar na faculdade não imagina como era fazer pesquisa. Ele apresentou o trabalho “Carcinoma medular de tireóide: o gene RET, o meio-ambiente e a metabolização de xenobióticos”, desenvolvido no laboratório de genética molecular do câncer (Gemoca), sob a orientação da professora e pesquisadora Laura Sterian Ward, do Departamento de Clínica Médica. A partir do próximo ano, Dorigatti pensa em fazer iniciação científica e começar o mestrado já dentro da graduação. Em seus planos, o doutorado será feito junto com a residência médica. “Eu sempre achei interessante a área da pesquisa, principalmente em genética molecular. Já tenho outros projetos em andamento. No IPC abriu uma porta para nós. Aprendemos a pesquisar e fazer correlações com os conteúdos das aulas. Isso nos torna mais críticos”, comentou o primeiranista do curso de medicina.

A aluna Thais Zolini achava complicado desenvolver um esboço de pesquisa já no primeiro ano do curso. O seu trabalho “Avaliação da qualidade de vida em pacientes com câncer de boca”, orientado pela professora Silvia Santiago, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, foi um dos premiados na categoria “Resumo” e ficou bastante surpresa com o prêmio simbólico, mas que contará alguns pontos em sua nota final. “Eu não sabia que eles davam esse empurrãozinho. Eu já tenho um trabalho quase pronto que posso usar para a iniciação científica. Sei que a pesquisa é algo importante, mas eu gosto mesmo é da área clínica, de atender os pacientes”, comentou Thais.

A professora aposentada do Departamento de Pediatria da FCM, Eliana Barison, foi uma das primeiras monitoras e orientadoras do IPC desde a sua criação, juntamente com o professor Heleno Rodrigues Corrêa Filho. Ambos foram homenageados durante o evento. Eliana aproveitou para conversar com os alunos e avaliar alguns dos trabalhos. Ela se mostrou bastante surpresa com a qualidade das pesquisas apresentadas e disse que a disciplina permite ao médico uma avaliação crítica do paciente. “Nas outras disciplinas, você aprende uma ciência já pronta, de forma passiva. O pulo do gato do IPC é permitir que o aluno sinta o movimento do pensamento que produz o conhecimento. Ao fazer o diagnóstico de um paciente, a partir do estudo de uma nova terapia, por exemplo, ele pode refazer o percurso da produção desse conhecimento e compreender o que está se passando com o seu paciente”, explicou Eliana.

 

Projetos vencedores do IPC segundo categorias:

 

Aspectos éticos:
MARCADORES MATERNOS DO DESENVOLVIMENTO NEUROMOTOR DE CRIANÇAS
Amanda Z. M.Silva
Orientador: Dr. Carlos Roberto Rivoredo
Departamento de Pediatria

 

 

Tema original:
MÚSICA COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DA EPILEPSIA REFRATÁRIA
Camila Ayume Amano Cavalari
Orientadores: Dra. Paula Teixeira Fernandes Boaventura e Dr. Li Li Min
Departamento de Neurologia

 

 

Resumo:
Avaliação da qualidade de vida em pacientes com câncer de boca
Thais Zolini
Orientação: Profa. Dra. Silvia Maria Santiago
Departamento de Medicina Preventiva e Social

 

 

Ensaio biológico:
AÇÃO DO EXTRATO DE CACAU NA PRESSÃO ARTERIAL DE SHR
Paula Caroline Guissi
Orientador: Prof. Dr. José Butori Lopes de Faria
Departamento de Clínica Médica-Área de Nefrologia

 

 

Revisão de literatura:
AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Felipe Fonseca
Orientador: Prof. Dr. Benito P. Damasceno
Departamento de Neurologia

 

 

Estudo qualiquantitativo:
AVALIAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DA ESPIRITUALIDADE ENTRE ACADÊMICOS E PROFESSORES DO SEXTO ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UNICAMP
Gustavo Oehlmeyer
Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto de Souza
Departamento de Medicina Preventiva e Social

 

Estudo quantitativo:
AVALIAÇÃO DO PAPEL DA ASSOCIAÇÃO DE PACLITAEL COM METFORMINA EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO ESTÁGIO IV OU RECORRENTE
Andrezza Cristiane De Nardi
Orientador: Prof. Dr. José Barreto Campello Carvalheira
Departamento de Clínica Médica

Textos e fotos: Edimilson Montalti