Robert Bergquist, coordenador de pesquisa estratégica do Programa Especial da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Pesquisas e Treinamento em Doenças Tropicais e editor chefe da Revista Científica Internacional Saúde Geoespacial visita, neste sábado (9) domingo (10) pela manhã, o Laboratório de Planejamento Ambiental (LAPLA) do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e o Laboratório de Análise Espacial de Dados Epidemiológicos (epiGeo) do Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Os professores Francisco Anaruma Filho e Carlos Roberto Correa recebem e acompanham Bergquist em suas respectivas unidades.
“Bergquist visitará a Unicamp sob o convite do LAPLA. Ele virá conhecer mais de perto o projeto "Distribuição Espacial da Esquistossomose Mansoni, composição e estrutura da paisagem”, financiado pela FAPESP e sob minha responsabilidade e de Rozely Ferreira dos Santos. Vamos publicar parte do trabalho na revista Saúde Geoespacial”, disse Francisco Anaruma Filho.
De acordo com o coordenador do epiGeo da FCM, Celso Stephan, “vamos aproveitar a visita para estreitar os laços para futuras publicações na revista, que é especializada na área de Saúde Geoespacial e de grande visibilidade e impacto internacional. Estamos com tecnologia de ponta na análise de estudos caso-controle espaciais e com o desenvolvimento de rotinas estatísticas e computacionais em software livre”, explicou.
O epiGeo desenvolve pesquisas em estudos caso-controle espaciais sobre dengue e acidentes de trabalho, além de tecnologias de simulações de dados populacionais que facilitam as execuções desses estudos. O endereço eletrônico da Revista Científica Internacional Saúde Geoespacial é www.geospatialhealth.unina.it.