Disciplina de Oftalmologia da FCM publica guia para alunos de medicina

 

A disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp acaba de produzir o Guia de Oftalmologia, um livro teórico-prático que trata de aspectos básicos do atendimento em oftalmologia, desde a anamnese aos exames específicos como biomicroscopia, retinoscopia, acuidade e campo visual, teste de cores e oftalmoscopia direta e indireta. O texto, direto e claro, permite ao aluno de medicina o estudo facilitado e bem orientado da oftalmologia. O guia também facilita a avaliação e orientação de casos clínicos de oftalmologia ao clínico geral.

De acordo com o professor da disciplina de oftalmologia, Rodrigo Pessoa Cavalcanti Lira, o livro começou a ser elaborado em dezembro do ano passado para resolver dois problemas: a padronização das aulas e a falta de tempo dos docentes. Num primeiro momento foi elaborado um manual com um roteiro das aulas. Posteriormente, os alunos avaliaram o conteúdo para fazer o ajuste fino dos 14 capítulos que compõem o guia. “Damos assistência na graduação, na pós-graduação com ênfase nas pesquisas, na residência, na extensão. Quando olhamos no relógio, já são cinco e meia da tarde e ainda temos alguma reunião para ir”, comentou Rodrigo, um dos organizadores do guia.

O guia contou, ainda, com a organização da professora Keila Monteiro de Carvalho e da pedagoga Anita Zimmermann  e contou com a colaboração de 17 professores e profissionais da disciplina de oftalmologia do Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia da FCM. “O guia sempre traz a parte prática associada à teoria. Assim, os alunos podem acompanhar as aulas com maior facilidade, maior compreensão do conteúdo desenvolvido pelos professores”, explicou Anita.

A tiragem da primeira edição foi de 200 exemplares que serão doados às bibliotecas da Unicamp da USP e de outra instituições públicas, além dos autores e patrocinados da publicação. Cada um dos 110 alunos do quarto ano de medicina, ao chegar ao módulo da disciplina de oftalmologia, receberá uma versão em PDF que será disponibilizada, também, no site da FCM e estará aberta ao público, para comentários. “Em um prazo de um a cinco anos esta edição vai ser revista e melhorada. A tendência é ampliar a base de utilização do guia”, explicou Rodrigo.

Texto e fotos: Edimilson Montalti