Em 12 de maio de 2010 comemorou-se o Dia Internacional da Enfermeira, em memória de Florence Nightingale, uma inglesa nascida neste dia, no ano de 1820. Conhecida como “A Dama da Lâmpada”, Florence é considerada a fundadora da Enfermagem moderna. Florence atuou na Guerra da Criméia (1854-1856) e retornou consagrada como heroína, após ter baixado o índice de mortalidade nos hospitais militares de 42% para 2,2%. Seus feitos e intervenções na saúde da época vitoriana foram oriundos de suas observações argutas, de seu conhecimento e de sua capacidade de articulação política. Neste ano, dia 13 de agosto, comemora-se o centenário de sua morte.
Em reconhecimento à contribuição de Florence Nightingale para com a saúde dos povos, a Organização das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Enfermeira – uma iniciativa que visa conferir crédito às vozes, valores e conhecimento dessas profissionais. Por isso, os alunos do curso de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promovem, nesta sexta-feira (13), um evento especial em comemoração a estas datas no anfiteatro 1 da FCM e para recepcionar os 32 novos alunos do mestrado e doutorado.
“Falar da Florence nunca é demais, ela foi uma visionária e o que ela fez ajuda muito no que somos hoje. Todos os alunos da graduação e da pós-graduação foram convidados para esta comemoração”, disse Aline Maino Pérgola, aluna do curso de pós-graduação em Enfermagem e uma das coordenadoras do evento.
A programação começou com a palestra “Tendências da pós-graduação em enfermagem no Brasil”, com a participação da coordenadora de Enfermagem da Capes, Alacoque Lorenzini Erdmann. Ainda no período da manhã aconteceu a mesa-redonda sobre a história da enfermagem, panorama nacional, regional e valorização, com as professoras Luciana Barizon Luchesi, da Faculdade de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto e Cecília Cardoso Benatti, professora do Departamento de Enfermagem da FCM da Unicamp. À tarde, o evento continua com outra mesa-redonda chamada de desafios da profissão no ensino, pesquisa e assistência, com as professoras Eliete Maria Silva e Maria Filomena Ceolim, ambas da Enfermagem da FCM e Rosangela Higa, doutora do Hospital Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism).
“O evento termina com a discussão sobre saúde do paciente, um tema atual que tem haver com a assistência de qualidade”, disse Aline.
As edições de junho, julho e agosto do Boletim da FCM trazem informações sobre Florence Nightingale. Os artigos foram escritos pela professora Ana Regina Borges da Silva, do Departamento de Enfermagem da FCM.