FCM reinaugura Espaço das Artes

Renata Maia e Gontijo na reinauguração do Espaço das ArtesA diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp reinaugurou na tarde desta quarta-feira (26) o Espaço das Artes da faculdade com a exposição de seu acervo artístico. Pinturas, fotografias, bico de pena, aquarelas, plotagens e mídias eletrônicas retratam os diferentes momentos da faculdade nestes 47 anos.

O Espaço das Artes recebeu nova iluminação, piso e ambientação.
De acordo com o diretor da FCM, José Antonio Rocha Gontijo, o conceito do espaço físico reflete as características da faculdade e contribuiu para a convivência da comunidade da área da saúde. “O local ficou simples, agradável e organizado”, comentou.

O diretor-associado da FCM, Gil Guerra Júnior, disse que a maioria das pessoas que trabalham na faculdade passa metade de suas vidas dentro da instituição e que o Espaço das Artes ficou melhor ainda. “É a porta de entrada da FCM”, disse.
Gontijo
e Guerra Júnior agradeceram o trabalho – realizado nos finais de semana e até tarde da noite – a paciência e compreensão dos usuários do piso térreo do prédio-sede da faculdade onde se localiza o Espaço das Artes.
A exposição Olhares: FCM 47 anos fica até o dia 25 de junho, das 8h30 às 17h30, inclusive finais de semana. Na sequência, quem expõe é a artista
plástica Liliana Del Valle Arévalo.


Sobre o Espaço das Artes

O Espaço das Artes se tornou um ponto de referência na FCM, com uma agenda eclética estabelecida ao longo dos anos, com artistas plásticos, escultores, fotógrafos e poetas. De 2001 a 2003, o Espaço das Artes era destinado apenas a artistas da FCM – docentes, funcionários e alunos – mas, a partir da exposição do argentino Paco Di Ribes, foi aberto a participação de artistas da região de Campinas e do Brasil.

A oficialização do Espaço das Artes aconteceu em 2006, durante a abertura da exposição Sob o céu de Toscana, da bióloga e pesquisadora do Hemocentro, Neiva Sellan Lopes Gonçales. Já passaram pelo Espaço das Artes artistas como J. Paschoal, Luiz Cecílio,
Emilton Barbosa e Terezinha Guillemon.

O papel fundamental do Espaço das Artes é o de estimular, apoiar e solidificar talentos, levando à comunidade interna e externa as produções acadêmicas e culturais de artistas da FCM e de Campinas. O Espaço das Artes conta com o apoio e a participação do Apoio Didático Científico e Computacional (ADCC) da FCM.

O contato para submeter trabalhos ao conselho de cultura da FCM para seleção e aprovação da exposição é (19) 3521-8049 ou relpubl@fcm.unicamp.br.