Adote-ME Tranfor-ME. A palavra pode ter saído de uma letra de música do movimento tropicalista, mas resume o projeto para estimular a participação de alunos de graduação, pós-graduação e residentes médicos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp em programas de intervenção social. O projeto pressupõe a iniciativa dos alunos de uma forma multidisciplinar e de mão dupla, onde comunidade e estudantes troquem experiências e saberes.
A ideia foi apresentada pelo diretor da FCM,
De acordo com Gontijo, desde a reforma curricular iniciada há quase dez anos, uma palavra sempre foi destacada: humanizar o ensino médico. Mesmo que o aluno vá para o
O assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos
O professor Emmanuel Fernandes Falcão, da Universidade Federal da Paraíba, está há 30 anos a frente de projetos de extensão com comunidades ribeirinhas, quilombolas e imigrantes de rua. Para o professor, a extensão tem a intencionalidade de aproximar o ensino e a pesquisa dos movimentos sociais, mas há uma diferença muito grande entre os recursos que são destinados a cada uma delas. “Se não fizermos uma política de extensão que seja como a política de pesquisa que existe hoje nas universidades, estaremos fazendo um projeto impossível. Para fazer extensão tem que ter muita vontade. Temos que mudar a atitude”, disse o Emmanuel.