O urologista Paulo Cesar Rodrigues Palma, professor e chefe da disciplina de urologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lançou nesta quarta-feira (4), às 9 horas, no anfiteatro 1 do conjunto de sala da aula da FCM, após a reunião semanal da Urologia, o livro “Urofisioterapia: aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico”. O evento na Unicamp antecede o lançamento oficial do livro no Congresso Brasileiro de Urologia, que acontece no dia 6 de novembro, em Goiânia.
“Este livro é fruto de um trabalho coletivo de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação. Ele é baseado em evidências no uso de técnicas de fisioterapia no assoalho pélvico. Não há, na literatura nacional, nada parecido. Como ele nasceu na Unicamp, é justo lançá-lo, inicialmente aqui”, comentou Palma durante a apresentação do livro.
As disfunções do assoalho pélvico, principalmente a incontinência urinária e os prolapsos genitais, são situações muito prevalentes, atingindo pelo menos 25% das mulheres após a menopausa. Além disto, a bexiga hiperativa compromete, pelo menos, 14% da população de ambos os sexos e é considerada um problema de saúde pública.
Sociedades médicas internacionais foram criadas com o objetivo de proporcionar abordagens multidisciplinares que resultem num produto final melhor que o trabalho de cada profissional separadamente.
O consenso sobre incontinência promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, sempre que indicado, o tratamento conservador, seja fisioterapêutico ou farmacológico antes das intervenções cirúrgicas.
Neste cenário, o livro “Urofisioterapia: aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico”, de caráter abrangente e prático, vem preencher uma lacuna na bibliografia nacional.
Reunindo os mais conceituados especialistas do Brasil e do exterior, o livro aborda aspectos conceituais, clínicos e as novas perspectivas para as técnicas fisioterapêuticas aplicadas ao assoalho pélvico. É uma leitura obrigatória para todos aqueles empenhados em melhorar a qualidade de vida dos pacientes portadores de disfunções do assoalho pélvico.
Veja matéria que saiu sobre o livro no Portal da Unicamp.