A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp firmaram parceria em uma pesquisa inédita no Brasil sobre parâmetros científicos de composição corporal de atletas. O objetivo é estabelecer um referencial de classificação para melhor aproveitamento de atletas em modalidades esportivas, com foco em alto rendimento.
O estudo está sob a orientação do coordenador de Esporte de Rendimento da Secretaria de Esportes, Anderson Marques de Moraes, que integra o grupo de pesquisa do Laboratório da Unicamp. Até o momento, cerca de mil atletas já passaram por avaliações em nove modalidades: basquete, vôlei, ginástica artística, atletismo, natação, futsal, handebol, futebol e ginástica rítmica.
Durante os testes, os cientistas utilizam o "Absorciometria de Raios-X de Dupla Energia (DXA)", um equipamento de última geração, considerado o melhor do mundo para este tipo de avaliação. A parceria com a Unicamp resultará em um banco de dados inédito do gênero no país.