A imagem que se veicula sobre o SUS (Sistema Único de Saúde) deixa a população brasileira apreensiva. Não raro, os meios de comunicação publicam entrevistas e imagens que sugerem que o serviço de saúde pública do país está falido. No entanto, o SUS também desempenha um papel importante e pouco reconhecido no atendimento aos cidadãos.
Para discutir essas questões no programa Palavras Cruzadas, o jornalista Marcus Vinicius Ozores convidou os professores da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, José Carlos Ramos de Oliveira e Edson Bueno. A “Saúde do SUS” é o tema desse programa em que os entrevistados, além reconhecerem os problemas inerentes à saúde pública, também destacam suas qualidades. Veja o link
Segundo eles, tratamentos, procedimentos e cirurgias de alta complexidade, não raro, migram para o serviço público, mesmo quando o paciente tem plano privado de saúde. “A maioria dos tratamentos de doenças como câncer e HIV, cirurgias cardíacas e transplantes são realizados pelo SUS, além da distribuição de remédios para doenças crônicas e campanhas nacionais de vacinação. Tudo isso é gratuito, mas poucos reconhecem”, afirmam os docentes. O programa Palavras Cruzadas é produzido pela RTV-Unicamp.