Unicamp: 44% dos inscritos buscam vagas nos 5 cursos mais concorridos

G1. Globo.com

Os cinco cursos mais concorridos no vestibular 2016 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) concentram 44,6% dos 77,7 mil inscritos, de acordo com estatísticas da comissão responsável por organizar o exame (Comvest). Ao todo, são 34,6 mil candidatos para 295 oportunidades disponíveis nos cursos de medicina, arquitetura e urbanismo, comunicação social - midialogia, ciências biológicas e engenharia civil. Neste ano, houve recorde de inscrições.

Entre as cinco carreiras, somente medicina teve alta na quantidade de interessados - subiu de 22,4 mil para 24,2 mil, aumento de 8% em relação ao total de concorrentes no ano passado. Parar o coordenador associado da Faculdade de Ciências Médicas, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, a alta da procura está ligada, entre outros fatores, às oportunidades de trabalho.

"Existe um estímulo do governo [federal] em relação aos 'Mais Médicos', há uma crise, e também é uma profissão que, em função do país precisar, o médico sempre tem opções de trabalho. Esta não é a realidade de muitos cursos", explicou ao lembrar sobre a vocação dos candidatos e valorização da carreira. Além disso, o coordenador destacou que o curso de medicina da Unicamp está entre os principais do país e também se destaca em avaliações internacionais.

"Este é um dos motivos para que haja preferência, a universidade tem investido para oferecer formação contextualizada. Um dos desafios no país é interiorizar a distribuição de médicos, porque há concentração de nos grandes centros e regiões litorâneas", explicou Ferreira Velho.