De volta à FCM, professor da Harvard ministra mais uma aula de curso internacional em pesquisa clínica

Na próxima quinta-feira (2), o professor Felipe Fregni, da Universidade de Harvard, estará de volta a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), para uma ministrar a aula Integrity in Research and Phase III and MC trials, como parte integrante da programação do Curso Internacional de Pesquisa Clínica (PPCR), oferecido pela instituição norte-americana a diversos países por videoconferência. Esta é o terceiro ano que a Unicamp, por intermédio da FCM, participa do PPCR da Harvard, tendo formado cerca de 40 estudantes.

O PPCR da Harvard é oferecido anualmente pela Harvard Medical School, de fevereiro a outubro, conta aulas semanais transmitidas por vídeo conferência, sempre às quintas-feiras, das 17h às 20 horas. As aulas abordam discussões de situações e problemas enfrentados em pesquisa clínica e são ministradas por professores de Harvard e editores de revistas médicas de alto impacto, como New England Journal of Medicine.

Participam da formação, profissionais médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, funcionários de empresas de pesquisa clínica, dentre outros. Interessados e, cursar a Edição 2016 do PPCR da Harvard, já podem procurar pelos professores Rodrigo Modolo e Heitor Moreno Júnior, respectivamente, pelos endereços: rodrigo_modolo@yahoo.com.br e hmoreno@uol.com.br, em busca de mais informações.

O curso versa sobre assuntos gerais em pesquisa clínica como: escolha do método adequado para pesquisa; formação de pesquisadores principais; estatística em pesquisa clínica como análises de regressão, comparações, curvas de sobrevida, cálculos de tamanho amostral, poder e etc; escrita em ciência; situações de autoria e coautoria; ética em pesquisa; escolha da revista científica, e entre outros.

Dividido em 4 módulos, com 4 avaliações em múltipla escolha ao longo do curso, este também oferece sem custo adicional aos alunos, treinamento e licença de uso anual, para o software STATA, de estatística. As aulas proporcionam participação ativa dos alunos, com perguntas e interação com colegas de turma e professores. Os estudantes também realizam leitura complementar e participam de fóruns de discussão tarefas semanais.