Matrícula de aprovados na Unicamp tem festa e guia para tranquilizar pais

Portal G1

O primeiro dia de matrículas dos estudantes aprovados no vestibular 2015 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi de festa e tranquilidade, na manhã desta quarta-feira (11). Os calouros foram recebidos com brincadeiras, tinta no rosto e "guia de sobrevivência" com informações sobre o campus e o município, para amenizar o clima de preocupação causado principalmente nos pais após repercussão de denúncias recebidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo que apura violação dos direitos humanos durante trotes nas universidades públicas e particulares do estado.

No campus localizado no distrito de Barão Geraldo, os novatos dos cursos de medicina, enfermagem e fonoaudiologia celebraram a conquista da vaga na universidade em clima de confraternização, incluindo a performance de estudantes veterenos com bateria e danças.

“Está demais, valeu a pena estudar tanto. Minha mãe veio comigo porque participou de tudo, então não poderia ficar de fora deste momento”, destacou a estudante Monique Possari Minari, de 20 anos, que teve de superar três anos de cursinho para conseguir uma das oportunidades em medicina. “Ela queria que eu participasse da festa e também tirei aquele receio causado pelas notícias [sobre a 'CPI do trote')”, disse a mãe da jovem, Sandra Minari, que também teve o rosto pintado.

O coordenador do internato da Faculdade de Ciências Médicas, Gustavo Pereira Fraga, acompanhou a matrícula dos calouros e recebeu os pais em uma sala onde foi oferecido café da manhã. Ele observou aumento do número de parentes dos estudantes apreensivos com os trotes, mas, amenizou ao ponderar que nos últimos anos a mobilização contra o problema cresceu e a comunidade atua para oferecer acolhimento.

“Alguns pais sentem ansiedade e um pouco de medo em virtude do que foi veiculado nos últimos dias. No passado podem ter ocorrido exageros, mas a conscientização na sociedade aumentou. Faculdade e estudantes trabalham para receber os calouros em clima de festa."