Cognição

A avaliação formal da cognição é feita através da avaliação neuropsicológica. Idealmente, esta avaliação dever ser feita após os seis anos de idade. Em crianças com menos de seis anos a cognição pode ser avaliada informalmente utilizando-se alguns outros parâmetros.

A maioria dos testes é aplicada por psicólogos. Portanto, uma alternativa muito útil ao neurologista ou neuropediatra é recorrer às características dos desenhos da criança.

A maioria das crianças apresenta um padrão uniforme do desenvolvimento do desenho. A análise desse padrão é simples e pode ser muito útil para estimar o desenvolvimento cognitivo na infância. Além disso, pode ser feito rapidamente no consultório durante uma consulta de rotina. 

O desenvolvimento da linguagem também pode dar uma idéia do desenvolvimento cognitivo, desde que a criança não tenha distúrbios motores que impeçam a fala ou distúrbio específico de linguagem.
Entretanto, é importante lembrar que após os seis anos de idade, o ideal é realizar a avaliação neuropsicológica sempre que houver suspeita de déficit cognitivo.