PGRSS
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento técnico referente ao gerenciamento de resíduos de saúde. É de responsabilidade dos estabelecimentos da área da saúde elaborar esse plano.
No PGRSS são estabelecidas as ações para o correto manejo dos resíduos provenientes de todos os serviços relacionados ao atendimento á saúde humana e animal, no caso da Faculdade de Ciências Médicas - FCM, o PGRSS está relacionado todas as áreas, como: assistência, laboratórios, acadêmica, adminitrativa, entre outras.
O PGRSS é regulamentado pelas resoluções CONAMA nº 283/2001, CONAMA nº 358/2005 e ANVISA RDC 222/2018 e é documento imprescindível na Licença de Operação que obtivemos da CETESB no processo de Licenciamento Ambiental.
Baseado nos princípios da não geração e da minimização, ele é a diretriz para um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos.
A elaboração desse plano objetiva, também, a proteção dos trabalhadores envolvidos e a preservação dos recursos naturais, do meio ambiente e da saúde pública.
PGRSS 2021 em elaboração