30 anos Laboratório de Pesquisa em AIDS

 

Histórico

A disciplina de Moléstias Infecciosas do Departamento de Clínica Médica da FCM/Unicamp, atendeu a um dos primeiros casos de paciente com AIDS, em 1982, tendo feito o relato em revista de divulgação científica em 1983.

A partir de 1985 a epidemia vinha tendo um incremento, a ponto de tanto nos Ambulatórios Gerais de Moléstias Infecciosas, quanto no Ambulatório específico de AIDS, não haver possibilidade de adequada atendimento, do ponto de vista assistencial, pelo grande afluxo de pacientes, com evidente prejuízo à pesquisa clínico-epidemiológica.

Tendo em vista este fato, a Disciplina de Moléstias Infecciosas resolveu criar um ambulatório de triagem para paciente de risco de infecção para o HIV em 1988.

O Laboratório de Pesquisa em Aids foi inaugurado em 9 de agosto de 1988 e é responsável pela realização dos exames sorológicos para triagem do HIV, contagem de CD4/CD8 e quantificação da carga viral para serviços de saúde de 42 cidades, perfazendo em mais de 3700 exames/mês. 

Atualmente o Laboratório passou a realizar os exames de carga viral para Hepatites B e C e faz parte da Rede de Referência do Ministério da Saúde.
 
Exposição Documental