O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde tem anualmente 16 residentes, sendo 8 enfermeiros, 4 fonoaudiólogos e 4 educadores físicos, divididos em duas Áreas de Concentração - Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso. Os residentes são livres para escolherem orientadores de qualquer profissão.
O processo de escolha do orientador se dá a partir de uma lista de docentes e suas principais linhas de pesquisa. A partir do interesse pessoal de cada residente e sua Área de Concentração, ele deve elaborar uma carta de intenção ao possível orientador, explicitando seus anseios de pesquisa, tendo sempre duas alternativas. Os possíveis orientadores recebem as cartas, aceitam ou recusam, conforme suas disponibilidades.
Todo este processo até 30 de setembro para que orientador e orientando possam ter tempo hábil para realização do Trabalho de Conclusão da Residência (TCR).
Recomenda-se que em caso de pesquisas que envolvem a coleta de dados em seres humanos, o projeto seja submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (inserir link de acesso ao CEP/UNICAMP) até novembro do primeiro ano de residência (R1).
Para pesquisas realizadas no contexto dos serviços vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, é necessário solicitar autorização prévia ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (DEPS) de Campinas/SP (sms.deps@campinas.sp.gov.br).
O prazo da versão final do TCR deve ser entregue até 30 de janeiro, por e-mail enviado pelo residente para a Secretaria da COREMU com cópia para o orientador, indicando o nome e o contato do Parecerista. O Parecerista pode ser interno ou externo à Universidade, com titulação mínima de especialização, e terá um prazo de até 15 dias para enviar o parecer.
A apresentação dos TCRs acontece na última semana da residência (R2), em local, data e horário a serem definidos em conjunto com a coordenação. O residente deverá apresentar o trabalho em slides, com utilização do projetor, pelo tempo de 20 minutos, sendo 15 minutos de apresentação do trabalho + 5 minutos de arguição.