campanha

topo

 

As bolsas dos programas de residência médica são concedidas pela Secretaria de Estado da Saúde - SES e pelo Ministério da Saúde – MS. As bolsas das SES são financiadas com recursos da própria Secretaria (84,768%) e da Unicamp (15,232%). Já as bolsas do MS, são integralmente custeadas com recursos do MS.

De forma geral, o conjunto dos programas de residência médica da FCM/UNICAMP possuem bolsas concedidas pelas duas instituições financiadoras, sendo vinculadas aos residentes matriculados de acordo com a disponibilidade por programa, conforme previsto no edital do processo seletivo. Para saber se sua bolsa é SES ou MS entre em contato com a COREME.

valor da bolsa dos programas de residência médica é definido pelo Governo Federal através de portaria interministerial do Ministério da Educação e Ministério da Saúde, estando o valor fixado atualmente em R$ 4.106,09.

Os residentes médicos são considerados pelo INSS como contribuintes individuais, sendo retido na fonte 11% do valor da bolsa a título de contribuição previdenciária compulsória. Descontos do INSS em outra atividade profissional do residente podem ser evitados com a apresentação de declaração que comprove a retenção da contribuição na bolsa. Veja como obter a declaração no tópico Declarações.

Auxílio Moradia é um benefício concedido pela UNICAMP aos residentes que cursam especialidades médicas, não fazendo jus ao recebimento os alunos das áreas de atuação e anos adicionais.

O valor do Auxílio Moradia é estabelecido pela própria Universidade  e está ajustado hoje em R$ 392,10, não incidindo descontos sobre o benefício.