campanha

topo

 

Área de Dermatologia

Chefe
Profa. Dra. Renata Ferreira Magalhães

Docentes
Profa. Dra. Andréa Fernandes Eloy da Costa França
Prof. Dr. Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho
Profa. Dra. Renata Ferreira Magalhães
Profa. Dra. Maria Letícia Cintra (histopatologia)
Profa. Dra. Angélica Scheiber (micologia)

Professores colaboradoes
Profa. Dra. Aparecida Machado de Moraes
Prof. Dr. Hamilton Stolf
Prof. Dr. Elemir Macedo de Souza

Médicos assistentes
Dra. Juliana Yumi Massuda Serrano
Dra. Mariana Valbon Beleli
Dra. Elisa Nunes Secamilli
Dra. Thaís Helena Buffo
Dr. Rafael Fanteli Stellini (histopatologia)

Médicos colaboradores voluntários

Adriana Schikiera Martinelli Salathie
Helena Maciel Mendonça Tolentino Guerra
Luís Gameiro
Marina Maciel

Secretaria
Telefone (Ambulatório) 3521-7776

A Dermatologia da Unicamp se iniciou em 22 de setembro de 1967 com Prof. Dr. Raymundo Martins Castro, Prof. Dr. Nelson Guimarães Proença, Dr. Flamínio de Almeida Maciel, Dr. Alberto Eduardo Cox Cardoso, Dr. Reynaldo Quagliato. Posteriormente, passaram por aqui Prof. Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal (1975), Prof. Dr. Aureliano da Fonseca (1975-85) e Profa. Dra. Ana Maria Uthida–Tanaka (1996-2002). Foram coordenadores do serviço e compõem o corpo docente atual Prof. Dr. Elemir Macedo de Souza, Profa. Dra. Aparecida Machado de Moraes e Prof. Dr. Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho. Desde 2014, está sob coordenação da Profa. Dra. Renata Magalhães. A disciplina tem a missão de atender às necessidades de saúde da população e contribuir com o conhecimento na área de dermatologia com excelência.

Horários e atividades
O serviço de Dermatologia do HC Unicamp tem atividades ambulatoriais todos os dias das 8.00 às 12.00 e das 13.00 às 17.00; (com exceção nas terças de manhã e sextas a tarde) atividades de assistência e ensino na UBS Barão Geraldo e Padre Anchieta pelas manhãs com alunos de graduação; atividades no centro cirúrgico ambulatorial às terças e quintas-feiras à tarde; atividades de enfermaria e interconsulta hospitalar 24hs, com um residente responsável à distância à noite e finais de semana e feriados, além de um professor responsável.

Reuniões científicas ocorrem às terças pela manhã: visita à enfermaria às 8.00, HC 5º andar, reuniões e seminários.

Local de atendimento
O ambulatório de Dermatologia está sediado no Hospital de Clínicas da Unicamp, 3º andar, Rua Vital Brasil, 251, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas, SP. CEP: 13087-888.
Telefones para contato são: secretaria do ambulatório de dermatologia 19 35217602, ambulatório atendimento: 19 35217776.
Contato virtual: dermato@unicamp.br

Eventos
“Reciclando Dermatologia”, evento tradicional que ocorre há mais de 20 anos, às últimas terças-feiras dos meses letivos na FCM ou HC, voltado para alunos, residentes, professores e residentes de outros serviços de Dermatologia da região, médicos dermatologistas. Consite de aulas magistrais e apresentações de casos clínicos com a participação dos residentes da PUC Campinas, PUC Sorocaba, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes.
“Dermatoquiz”, evento semestral voltado para alunos de todos os anos da graduação e residentes, desde 2017.
“Jornada de Biológicos”, evento que acontece anualmente, no primeiro sábado de  agosto, desde 2018, voltada para dermatologistas e outros especialistas interessados no assunto, consiste na apresentação de casos ao vivo e discussões multidisciplinares sobre uso de medicamentos biológicos para amplas indicações, psoríase, hidradenite, supurativa, dermatite atópica, urticária, oncologia cutânea.

Residência médica
A residência em dermatologia da Unicamp é credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, oferece cinco vagas ao ano com bolsa e tem acesso direto. O primeiro ano agora tem inserção na especialidade, em ambulatórios de dermatologia da rede básica e do hospital, embora mantenha parte da formação em clínica médica. O R2 e R3 são totalmente voltados à especialidade. As atividades de enfermaria englobam quatro leitos da dermatologia, interconsultas para pacientes internados por outras especialidades e pronto-socorro. Os residentes rodiziam em ambulatórios, enfermaria, histologia, micologia e cirurgia, sempre com supervisão docente. Os ambulatórios especializados de que o serviço dispõe são: psoríase, biológicos, fototerapia, cabelos e unhas, hidradenite supurativa, bolhosas, inflamatórias, GVHD, elucidação, hanseníase, dermatoses infecciosas, colagenoses, acne, tumores epiteliais, tumores especiais, melanoma, criocirugia, dermatoscopia, tratamento de campo, alergia, pediatria, cosmiatria, discromia, linfoma, estomatologia.
O serviço oferece duas vagas por ano com bolsa de R4 em Hansenologia, cujo programa contempla o aprimoramento da formação em hanseníase e dermatologia clínica. O edital acompanha o da residência médica e o acesso é por concurso.
Residência médica da Unicamp e considerada pós-graduação lato senso. É necessário a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ao final, no modelo de dissertação e um artigo científico. Atividades acadêmicas, preceptorias com alunos, participação em congressos nacionais e internacionais são estimulados.

Mestrado profissional
Desde 2017, existe o programa de pós-gradução da Clínica Médica “Ciência aplicada à qualificação médica”, oferecido para residentes que devem concluir o mestrado durante o período da residência. Há curso teórico adaptado aos horários e necessidades do profissional médico, é necessário processo de defesa e o produto oriundo do mestrado profissional é um produto técnico. Os docentes da dermatologia são docentes permanentes do programa e há a possibilidade do residente, se tiver seu projeto selecionado, terminar a residência com o título de mestre.

Graduação
A disciplina de Dermatologia está inserida em vários momentos da graduação do curso de medicina - MD543 (Semiotécnica) e MD544 (Fisiopatologia integrada) no terceiro ano, MD743 (Atenção clínico-cirúrgica integrada II) no quarto ano, MD943 (Atenção integral à saúde do adulto) no quinto ano - com atividades teóricas e práticas, clínico-cirúrgicas. Todos os docentes da disciplina têm projetos de iniciação científica e orientam alunos todos os anos.

Liga
A Liga de Dermatologia foi fundada em 2016 e promove atividades para alunos de todos os anos, com aulas teóricas complementares às da grade curricular, campanhas de orientação dos pacientes do ambulatório, da comunidade (campanhas do câncer de pele, da hanseníase, de fotoproteção aos trabalhadores da construção civil). Participam ativamente da organização do Dermatoquiz.

Estágios
Graduação: não há estágios para alunos de graduação de outras instituições.
Residentes: o serviço oferece estágio opcional de um mês para residentes de terceiro ano de serviço credenciado. Informações, inscrições e envio dos documentos no link: https://intranet.fcm.unicamp.br/mare/estagio/estagio.php
Médicos dermatologistas da SBD: o serviço oferece treinamento em serviço de várias áreas para reciclagem de médicos dermatologistas interessados em estágios observacionais.

Treinamentos em Serviço
Programas anuais:
TS Cirurgia dermatológica (processo seletivo)
TS Cirurgia de Mohs (processo seletivo)
TS Dermatopatologia (processo seletivo)
Estes programas correspondem a um fellow, sem bolsa. Cirurgia de Mohs ocorre nas quintas-feiras (ambulatório pela manhã e cirurgia ambulatorial à tarde) até que sejam completados o total de 75 cirurgias (média de 1 ano), conforme exigência do Grupo de
Mohs da SBD. Cirurgia dermatológica tem atividade nas segundas, terças, quartas e
quintas-feiras, envolvendo ambulatórios de tumores, hidradenite, tratamento de campo,
criocirugia, dermatoscopia, melanoma, e cirurgia ambulatorial. O processo seletivo
consiste em uma prova sobre dermatologia geral com questões de múltipla escolha e
questão aberta (peso 6), além da entrevista dia e entrevista e análise de currículo realizada
no mesmo dia (peso 4). A demonstração de interesse e o contato com a disciplina devem
ser feitos ao longo do ano, inscrições no mês de novembro e prova no início de dezembro,
em data a confirmar.

Programas trimestrais (entradas em março, junho, setembro)
Oferecidos para médicos dermatologista com título da SBD, estágio de um período por semana por três meses, em área de seu interesse. Seleção por demonstração de interesse. São oferecidas 20 vagas ao ano, sendo que se organiza de modo que fique apenas um participante por ambulatório a cada 12 semanas. A carga horária total é de 48 horas. Há material teórico e discussões clínicas. Os TS são gratuitos e a inscrição é por demonstração de interesse via e-mail.
TS Psoríase e biológicos (segunda manhã, Renata Magalhães)
TS Cabelos e unhas (segunda manhã, Cristina Diniz)
TS Bolhosas (segunda tarde, Renata Magalhães, Elemir Macedo de Souza, Mariana Beleli)
TS Hidradenite (segunda tarde, Renata Magalhães, Mariana Beleli)
TS Hanseníase (terça tarde, Andrea Eloy, Paulo Velho)
TS Colagenoses (quarta manhã, Andrea Eloy)
TS Tumores cutâneos (quinta manhã, Renata Magalhães, Thaís Buffo, Aparecida Moraes)
TS Criocirurgia (quinta manhã, Aparecida Moraes)
TS Dermatopediatria (quinta tarde, Elisa Secamilli, Marina Maciel)
TS Linfomas (sexta tarde, Juliana Massuda, Elisa Secamilli, Rafael Stelini)
TS Estomatologia (sexta tarde, Juliana Massuda, Elisa Secamilli,)

Há ainda TS para pesquisa básica em dermatologia para médicos e não médicos
(brasileiros e estrangeiros), sob responsabilidade do Dr Paulo Velho
Os documentos necessários, assim como a inscrição, são realizados junto ao
Departamento de Clínica Médica e Comissão de Extensão da FCM e podem ser acessados
no link:
https://www.fcm.unicamp.br/ensino-extensao/extensao/programa-de-treinamento-em-
servico
Preceptorias nacionais e internacionais
O serviço oferece treinamento teórico e prático de dois dias de imersão em temas
específicos como psoríase, dermatite atópica e Hidradenite supurativa, com estrutura
própria, equipe e pacientes ao vivo.
Pesquisa clínica
O serviço de dermatologia da Unicamp tem equipe de pesquisa clínica e experiência de
mais de 8 anos em estudos de fase 2 e 3, multicêntricos, nacionais e internacionais,
inclusive como centro coordenador. Participa ou de pesquisas nas áreas de
imuno dermatologia e oncologia.

Aos pacientes
O HC Unicamp é um hospital terciário, que atende pacientes via SUS, e recebe casos de grande complexidade que vêm encaminhados da rede básica e dos hospitais secundários.
Para passar por consulta no ambulatório de Dermatologia do HC Unicamp, é necessário ter
passado por dermatologista previamente ou ser encaminhado pelo sistema CROSS a partir
das cidades que compõem a DRSVII.