Histórico
Em 1958 criou-se uma escola médica, como núcleo isolado, no Estado de São Paulo, com o aval do Governador Dr. Adhemar de Barros.
Após alguns anos de entendimentos e estudos com a Secretaria Estadual de Educação, concluiu-se que esta escola médica deveria dar início a uma nova Universidade e o local escolhido foi à cidade de Campinas.
Assim passou a ter o nome de Faculdade de Ciências Medicas da Universidade Estadual de Campinas que teve o inicio do seu funcionamento no ano de 1963.
Em 1965 criou-se o nome de UNICAMP e a primeira turma teve o inicio do ciclo clínico (terceiro ano) na Santa Casa de Campinas, onde as condições eram precárias e conseqüentemente não havia ainda a área de imagens.
Os exames radiológicos eram realizados no serviço de radiologia do Hospital Irmãos Penteado como favor e boa vontade do Dr. Sbraggia.
Quando a segunda turma chegou no ciclo clínico, em 1966, a situação tornou-se praticamente insustentável pelo aumento da demanda de exames radiológicos.
Como não havia nenhum sinal que os dirigentes da Faculdade solucionariam o problema, as duas primeiras turmas resolveram entrar em greve. Nesta época até o exercito colaborou emprestando uma barraca de campanha que foi montada no pátio da Santa Casa e os alunos acamparam por vários dias em sinal de protesto pela falta de um serviço de imagem. Alguns professores davam total apoio e jogavam baralho todas as noites para ajudar a passar o tempo e dar força às reivindicações dos alunos.
Assim a Universidade adquiriu o primeiro aparelho de RX, de médio porte e um portátil para exames das extremidades.
Após algumas reformas no antigo Pavilhão de Isolamento da Santa Casa, foram instalados os dois aparelhos, uma sala de laudos e uma pequena secretaria. Assim em outubro de 1968 teve início o Serviço de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas. Foi convidado o Dr. Rubens Marcondes Pereira para organizar o Serviço que inicialmente pertencia à Clínica Médica e em pouco tempo passou a ser um serviço isolado diretamente ligado à Diretoria da Faculdade.
Em 1969 o Serviço teve o seu primeiro residente e até hoje já foram formados mais de trezentos e cinqüenta profissionais.Em 1976 as duas primeiras teses de doutorado foram defendidas pelos doutores Rubens Marcondes Pereira e Lívio Nanni.
Em 1977 foi dado início ao processo da criação do Departamento de Radiologia, mas foi somente em 1992 que foi efetivada à situação de Departamento.