O que é? É um tipo de inflamação na pele que pode ser alérgica ou por irritação direta da pele pelo agente (irritativa). Quando alérgica, a pessoa precisa ter entrado em contato com o agente várias vezes anteriormente e as lesões nem sempre estão limitadas ao local do contato, podendo se estender para outros locais do corpo. Quando é irritativa, pode acontecer no primeiro contato com o agente e a lesão fica somente no local do corpo onde houve o contato. Alguns tipos aparecem após o contato com o agente seguido da exposição ao sol, como ocorre com o limão.

 

Qual a causa? Não sabemos exatamente, mas sabemos que em algumas profissões a exposição repetida a determinadas substâncias pode levar ao quadro.

 

Quais os sintomas?  Vermelhidão na pele, coceira ou mesmo ardência, pode haver bolhas ou descamação. Em alguns casos ocorre apenas vermelhidão, pele mais seca e grossa, podendo fazer “rachaduras” nestes locais. Exemplos comuns: "alergia a bijuteria", "alergia ao esmalte", "alergia da fralda", entre outros.

 

Crédito
Créditos

O que pode desencadear a dermatite de contato? Detergentes, cosméticos, metais, pomadas, adesivos, roupas, entre outros. Um teste chamado “patch teste”, que é feito diretamente na pele, pode auxiliar.

 

Como cuidar? O principal é evitar o contato com o agente que desencadeia a crise. Podem ser usados medicamentos na forma de pomada sobre as lesões. Existem tratamentos mais complexos para casos mais graves. O tratamento deve ser prescrito e supervisionado pelo seu médico.