O que é? dermatite

É uma doença crônica com inflamação da pele. A pessoa com dermatite atópica pode ter crises ou ter lesões de pele diariamente, dependendo da gravidade e do controle quadro. Se não tratada, podem ocorrer complicações.

 

Qual a causa?

Não sabemos exatamente, mas é uma doença comum entre membros da mesma família. Também é mais comum em pessoas com asma e rinite.

 

Quais os sintomas?

Pele ressecada e coceira, que podem ser leves a muito intensas. Lesões do tipo “eczema”: lesões avermelhadas com pequenas bolhas no local, secreção líquida, descamação, inchaço até endurecimento da pele com linhas profundas a depender do estágio e das condições da lesão. A pessoa pode ter dificuldade para dormir, sofrer discriminação, dificuldade escolar, problemas psicológicos como ansiedade e depressão.

 

O que pode piorar a dermatite atópica?

Ácaros da poeira/estofados/roupas de cama, pelos/saliva/urina de animais (por exemplo: gato, cachorro), baratas, fungos (umidade), fumaça de cigarro, ar frio e seco (por exemplo: ar condicionado), mudança do clima, perfumes, poluentes do ar, produtos de limpeza, entre outros. Infecções de pele. Alimentos em alguns casos selecionados.

 

Como tratar?

Cuidado com o ambiente e com irritantes, para redução dos fatores que geram a crise. Cuidado da pele com banhos mornos a frios sem excesso de sabão, hidratação intensiva com produtos adequados, bandagens úmidas, corticoide tópico, imunomoduladores tópicos. Uso de antialérgicos. Cuidados com a saúde mental.  Existem tratamentos específicos nas complicações (por exemplo: antibiótico na infecção) e outros mais complexos para casos mais graves. O tratamento deve ser prescrito e supervisionado pelo seu médico.