Uso de drogas por crianças e adolescentes preocupa a todos, alerta psiquiatra da FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 18/11/2016 - 15:02

No dia 24 de novembro, acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o evento “Uso de drogas e adolescência”. O evento é organizado em parceria com Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas (ABEAD). Veja a programação e como se inscrever para participar.

De acordo com a psiquiatra da FCM Renata Cruz Soares de Azevedo, as taxas de uso de drogas lícitas (bebidas alcoólicas, cigarro, medicamentos) e ilícitas (maconha, cocaína, ecstasy, entre outras) por crianças e adolescentes inquietam familiares, educadores, profissionais da saúde e a sociedade como um todo.

As preocupações derivam dos riscos relacionados a prejuízos escolares, acidentes, atividade sexual desprotegida, consequências cognitivas, emocionais, de saúde física e mental, além da maior chance de desenvolvimento de dependência quando o consumo se inicia precocemente.

“Embora os números referentes à experimentação, consumo regular e uso de risco sejam relevantes, preocupa-nos, particularmente, quem está por trás destes números, quais as motivações para o uso, o que há de específico do ponto de vista emocional e neurobiológico nesta fase do desenvolvimento, qual o papel da presença de quadros associados, tais como depressão e ansiedade e, acima de tudo, como abordar este tema nos espaços escolar e de saúde”, explica Renata, que também é segunda vice-presidente da ABEAD.

Dúvidas sobre esse assunto podem ser esclarecidas pelo email vivamais@cecom.unicamp.br