Sustentabilidade: FCM realiza estudo cartográfico com foco no futuro

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 06/04/2017 - 10:27

Aconteceu na terça-feira (4), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, mais uma oficina de cartografia social. A atividade reuniu funcionários, alunos e professores da FCM. O evento foi organizado pelo Grupo Gestor Universidade Sustentável da Unicamp (GGUS).

Washington Roberto Rodrigues da Silva, educador ambiental do Laboratório Fluxos, disse que o objetivo do projeto é auxiliar na elaboração do Plano Diretor Sustentável da Unicamp, avaliando questões socioambientais, como segurança, acessibilidade, qualidade dos espaços, transporte, entre outras demandas locais.

“Trata-se de uma metodologia de pesquisa e ação. O primeiro passo é um diagnóstico. Depois, a partir da percepção das pessoas, definimos o que é sustentável, no campus e na unidade e o que pode ser melhorado”, explicou Washington.

De acordo com a diretoria administrativa da faculdade, Maria José Ramalheira Guardado, a atividade serviu para mostrar o quanto a FCM precisa melhorar na busca por melhores condições de acessibilidade, descarte de resíduos, economia de energia e água.

“Há coisas que dependem mais da conscientização das pessoas, mas é importante traçar as metas do que queremos para a faculdade nos próximos anos”, Maria José.

Estão programadas ao todo 32 oficinas com a participação de toda a comunidade universitária. O projeto envolve as metodologias da cartografia social e o Green Maps ou “mapa verde”, ferramentas que relacionam nos mapas os pontos positivos, negativos e situações de conflito no espaço territorial.

“A Unicamp assinou um acordo internacional para ser uma universidade sustentável até 2020. A participação das unidades e de toda comunidade é importante nesse processo. Os campi são imensos laboratórios vivos”, afirmou Washington.