Pesquisa sobre uso de questionários em testes auditivos é premiada em congresso
A pesquisa Use of questionnaire as monitoring tool of auditory training in children with history of otitis media, de Caroline Donadon, mestranda do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ganhou o primeiro lugar durante a apresentação de trabalhos científicos no Hearing and Balance, ocorrido de 6 a 8 de abril, em São Paulo.
Existem diferentes tipos de instrumentos que auxiliam no monitoramento de programas de treinamento auditivo. Os questionários são um importante instrumento de monitoramento neste processo. O objetivo da pesquisa foi comparar os escores do questionário Escala de Comportamentos Auditivos e as respostas dos testes de processamento auditivo em pré e pós treinamento auditivo e visual.
De acordo com a pesquisa, 30 crianças com idade entre 8 e 14 anos, foram submetidas a uma miringotomia bilateral nos cinco primeiros anos de idade, sendo avaliadas e divididas em dois grupos: treinamento auditivo e treinamento visual. Ambos os grupos apresentaram limiar de condução de ar abaixo de 20 dBNA para oitavas de 250 a 8000 Hz, timpanograma do tipo 'A' com presença de reflexos acústicos ipsi e contralaterais bilateralmente.
“Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes comparando os resultados do treinamento pré e pós-visual, considerando o desempenho das crianças nos testes comportamentais e no questionário Escala de Comportamentos Auditivos. A análise dos resultados mostrou que o questionário Escala de Comportamentos Auditivos é uma ferramenta precisa para monitorar a reabilitação do sistema auditivo central para estimulação auditiva e visual”, disse Caroline.
Título: Use of questionnaire as monitoring tool of auditory training in children with history of otitis media
Autora: Caroline Donadon
Co-autores:Paloma Andreza Peixoto de Oliveira, Leticia Reis Borges, Milane Dominici Sanfins
Orientação: Maria Francisca Colella-Santos
Unidade: FCM-Unicamp