Pesquisa sobre uso de insulina tópica na cicatrização de feridas recebe prêmio
O trabalho Insulin topical modulates inflammatory and proliferative phases of the burns wound healing in diabetic-induced rats foi eleito um dos 10 melhores pôsteres dos 870 trabalhos apresentados no 5th Congress of World Union Wound Healing Societies, ocorrido de 25 a 29 de setembro em Florença, na Itália. A pesquisa foi realizada por Flávia Azevedo e a orientação foi da professora da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp Maria Helena Melo Lima.
O objetivo do estudo foi investigar os mediadores químicos envolvidos na inflamação e proliferação de insulina tópica na cicatrização de feridas causadas por queimaduras de segundo grau em ratos diabéticos. “Demonstramos que o tratamento cutâneo com insulina tópica acelerou a cicatrização no grupo de animais diabético devido ao aumento da atividade de macrófagos ao promover a angiogênese - crescimento no novos vasos sanguíneos - e deposição de fibras elásticas”, “explicou Flávia.
A pesquisa faz parte do Cepid - OCRC. Participaram também do estudo Jessica Silva Cunha, Flaviano Marcal Pessoa, Michele Joana Alves, Edson Aparecido Liberti, Carla Roberts O. Carvalho, Eliana Pereira de Araújo e Mário Saad.