Médico Anibal Vercesi recebe o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann
O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Anibal Eugênio Vercesi, foi agraciado com o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann, concedido pelo Instituto de Química (IQ) da USP. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 29 de novembro.
Vercesi é professor titular de Bioquímica do Departamento de Patologia Clínica. É graduado em Medicina, fez doutorado na área de Bioquímica, ambos pela Unicamp, e pós-doutorado na Johns Hopkins University School of Medicine. Suas linhas de pesquisa estão relacionadas a temas como metabolismo e bioenergética mitocondrial, homeostase de íons, estresse oxidativo em protozoários, fungos, plantas e mamíferos.
“Temos orgulho de ter um cientista como o professor Anibal e de termos a oportunidade de externar esse orgulho por meio desse prêmio”, destacou o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, na cerimônia, que também contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger; do diretor do IQ, Luiz Henrique Catalani; do vice-diretor do Instituto, Paolo Di Mascio; além de docentes, funcionários e alunos.
Após a premiação, o homenageado ministrou a conferência “Quarenta anos investigando funções mitocondriais”.
O Prêmio Rheinboldt-Hauptmann foi criado em 1987 e homenageia pesquisadores que se destaquem pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico. Os professores alemães Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann, que dão nome ao prêmio, foram fundadores do Departamento de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e tiveram papel importante na nucleação do atual Instituto de Química da Universidade.
Reconhecimento internacional
No dia 24 de novembro, a Fundação Humboldt anunciou os ganhadores do Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel Research, que teve entre os agraciados o professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Fábio Armando Tal.
A distinção é concedida pela instituição alemã a cientistas, reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação, que completaram o Doutorado há menos de 18 anos.
O docente do IME se formou no curso de Ciências Moleculares em 1998. Em 2001, concluiu o Doutorado em Matemática Aplicada, é professor do IME desde 2003 e, desde 2014, é coordenador do curso de Ciências Moleculares da USP. “É um matemático brilhante e o distinto prêmio atesta esse grau de excelência. O IME está muito orgulhoso de seu docente”, destaca o diretor do Instituto, Clodoaldo Grotta Ragazzo.
O prêmio Friedrich Wilhelm Bessel Research homenageia cerca de 20 pesquisadores anualmente, que são indicados por suas instituições de origem e escolhidos por uma comissão de especialistas. Os agraciados recebem o valor de € 45 mil.