FCM e IB criam comissão permanente para integração das disciplinas do curso de Medicina

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 07/06/2017 - 08:57

As Congregações da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Instituto de Biologia (IB) da Unicamp aprovaram a criação de uma Comissão Permanente das Disciplinas do Ciclo Básico de Medicina. A Comissão é composta por nove representantes da FCM e nove representantes do IB e dois alunos de graduação. Eles irão atuar na integração e aprimoramento de linhas de conhecimento entre os ciclos básico e clínico do curso de Medicina.

“É um marco conseguir ter um núcleo permanente que irá propor estratégias de integração de disciplinas para um curso tão dinâmico como medicina. Isso vai impactar fortemente na formação do médico generalista que formamos”, disse Joana Fróes Bragança Bastos, coordenadora associada do curso de graduação em Medicina da FCM.

Para o coordenador de ensino do Instituto de Biologia, Claudio Werneck, ter um lugar reservado para as discussões destas disciplinas trará uma lógica de integração dos conteúdos e uma riqueza ainda maior para o curso.

“Estas disciplinas demandam uma atenção constante. A maior interação entre a FCM e o IB, por meio desta comissão, poderá trazer a real integração das disciplinas, que é um dos pilares da reforma feita no início dos anos 2000”, disse Cláudio.

Os dois primeiros anos do curso de Medicina são denominados de ciclo básico; o terceiro e quarto anos são denominados de pré-clínico e o quinto e sexto anos são denominados de ciclo clínico. As disciplinas do ciclo básico são ministradas pelo IB. A carga de matérias é grande no ciclo básico. Ao chegar no ciclo clínico, os professores da FCM não têm clareza da forma e profundidade que os temas do ciclo básico do curso foram abordados.

“O problema era a falta de integração das disciplinas. Parte disso foi corrigido com a reforma curricular de 2004. Agora avançamos mais. Iremos, por exemplo, implantar a metodologia conhecida por Back to Basics: quando o aluno estiver no ciclo clínico, o professor do ciclo básico retomará os conteúdos com ele, assim como favorecer a maior participação dos docentes da FCM nas disciplinas do IB”, explicou Joana.

Para auxiliar nesse processo, foram montados também cinco grupos de trabalho autônomos com professores da comissão. Cada núcleo de trabalho irá avaliar todo o conteúdo administrado das linhas de conhecimento, em reuniões mensais. Os grupos de trabalho irão identificar os problemas de integração e propor aprimoramentos. As demandas serão levadas à comissão, que avaliará e aprovará mudanças, com uma visão integral do curso.

De acordo com Cláudio, o impacto já poderá ser sentido no próximo semestre. Os alunos terão disciplinas com conteúdos que foram cuidadosamente discutidos com os docentes de ambas as unidades. O conteúdo de formação passa a ter prioridade, levando os alunos a terem um conhecimento básico mais sólido e direcionado para a formação do médico generalista.

“Uma vez definido este conteúdo de formação, será possível tornar o ensino nestes primeiros anos mais "humanizado", podendo até mesmo diminuir o tempo em sala de aula, por exemplo”, comentou Claudio.

As reuniões da Comissão Permanente das Disciplinas do Ciclo Básico de Medicina serão quadrimestrais. A presidência da Comissão será bianual e intercalada entre FCM e IB.

“A comissão não está vinculada a administrações, e sim com o compromisso de aprimoramento constante do curso”, ressaltou Joana.