Exposição Mundo sem Fronteiras fica até final do mês no Espaço das Artes
A migração é um fenômeno espontâneo relacionado ao ato de estabelecer novas residências, se deslocando de um país para outro ou entre regiões dentro de um mesmo país. O direito de ir e vir são consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esse é o enredo da exposição Mundo Sem Fronteiras, dos artistas Francisco Ivo e Enrique Cassain (in memorian), que fica até 30 de junho no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
“Numa tela, eu posso contar muitas histórias, como se eu fosse um escritor. Essa exposição conta desde a criação mundo – sem fronteiras – até as fronteiras ideológicas e geopolíticas atuais”, ressaltou Francisco durante a explicação da exposição aberta no dia 6 de junho.
Francisco Ivo, formado em geologia, migrou do Ceará para o Rio de Janeiro, em 1988, onde fixou residência. Enrique Cassain emigrou da Argentina para Fortaleza, Ceará. Dois de seus trabalhos foram doados à FCM por meio da ex-aluna de medicina Fernanda Cassain. Veja a matéria: Aluna da Medicina homenageia FCM com obras de arte da família
A exposição traz trabalhos inéditos e outros da retonada do geólogo como pintor, a partir de 2012. Seus quadros fazem referência ao Rio de Janeiro, Dante Alighieri e atual situação política do Brasil. O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, destacou a importância da cultura para faculdade. “Precisamos da arte para aumentar nosso lazer. Será prazeroso ver esses quadros durante esse mês”, disse.