Estudantes de oito nacionalidades estão na FCM participando do Winter Schools

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 10/07/2017 - 15:31

Na manhã dessa segunda-feira (10), a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp deu início aos cursos de inverno “Perspectivas Interdisciplinares da Ayahuasca”, “Inter-relação entre doenças reumáticas e dermatológicas: do laboratório à prática clínica, no contexto brasileiro”, “O papel das lipoproteínas de alta densidade na saúde cardiovascular”, “Traumatismo e Violência: efeitos psicopatológicos e abordagens clínicas”. A relação de cursos faz parte do Winter Schools, um programa institucional de internacionalização desenvolvido pela FCM, que já em sua primeira edição reuniu estudantes de oito nacionalidades. A cerimônia de recepção aos alunos do Winter Schools aconteceu pela manhã, na sala da Congregação da FCM.

Após a mensagem de boas-vindas a todos os presentes, o coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM, Rodrigo Bueno de Oliveira, explicou que a edição 2017 do Winter Schools foi especialmente pensada para atender àqueles estudantes de graduação estrangeiros interessados em ter uma experiência em uma universidade brasileira de excelência, tal qual a Unicamp. “Os conteúdos dos cursos envolvem tópicos de Medicina Interna, Reumatologia, Dermatologia e Saúde Mental, e são desenvolvidos durante uma semana, a partir de atividades educacionais e visitas à área da Saúde da universidade”, explicou.

Em sua fala de boas-vindas, o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, agradeceu a confiança depositada pelos estudantes estrangeiros que vieram de muito longe para realizar um curso na medicina da Unicamp. “Essa é uma nova modalidade de curso oferecido pela faculdade e nós gostaríamos de agradecê-los por acreditarem em nossa competência. A FCM é um bom lugar para estar e uma ótima escola para estudar”, disse.

“O Winter Schools representa o esforço da universidade em proporcionar aos nossos estudantes o máximo de interação possível com outras oportunidades. Nossa intenção é oferecer aos alunos, uma experiência que permita ver o quão diferente as coisas podem ser aqui no Brasil e lá fora, e como podemos aprender muito a partir disso”, disse a pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral.

Uma experiência que pode ser vivenciada tanto dos pontos de vista profissional e pessoal, como também cultural. Assim definiu a coordenadora geral da Unicamp Teresa Dib Zambon Atvars em relação aos cursos de inverno oferecidos pela FCM. “Aprender como as pessoas são em diferentes lugares e como elas lidam com o mesmo tipo de conhecimento tem muita relevância para a atividade profissional. Acredito muito na importância de estabelecermos redes de trabalho”, afirmou.

A cerimônia de abertura do Winter Schools contou também com as boas-vindas da vice coordenadora do curso de graduação em Medicina da FCM, Mariângela Ribeiro Resende, do representante da Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp, Rafael de Brito Dias, e do presidente global do banco Santander Universidades – divisão Brasil, Ricardo Moraes Guidugli.

Até a sexta-feira (14), os alunos vindos da Estônia, Reino Unido, Países Baixos, Alemanha, Colômbia, Peru, Portugal e Brasil participarão de atividades em diversos espaços da FCM e Área de Saúde da Unicamp, entre os quais, o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Núcleo de Cirurgia Experimental da FCM.

Confira como foi a cerimônia de boas-vindas da FCM aos estudantes do Winter Schools