Em exibição na FCM até 27 de outubro: As primeiras 50 turmas de Medicina

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 26/10/2017 - 15:51

Aberta para visitação até a próxima sexta-feira (27), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a exposição fotográfica “As primeiras 50 turmas de Medicina”, que traz a relação de todos os médicos graduados pela Medicina da Unicamp. A cerimônia de abertura aconteceu na última quarta-feira (18) e contou com a presença de ex-alunos e funcionários.

Aluno da Tuma XXV, o professor do Departamento de Clínica Médica da FCM, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, disse ser um privilégio poder ocupar o cargo de coordenador do curso de graduação em Medicina no ano que coincide com a formatura da quinquagésima turma. “Ao longo dos anos, a FCM foi solidificando a formação dada aos seus alunos. Temos o prazer de ver vários de nossos alunos atuando em diversos lugares dentro da área de Saúde do país”.

Paulo Velho acrescentou, também, a satisfação de poder ouvir de muitos egressos da FCM relatos sobre a excelente formação técnica e interpessoal adquirida no curso da Unicamp. “De fato, essas qualidades têm diferenciado os profissionais graduados pela FCM, no mercado”.

Diretor Associado da FCM e aluno da Turma XVII, Roberto Teixeira Mendes falou sobre a importância de celebrar os momentos que marcam a história da faculdade. “A FCM tem um modo de ser e, de alguma maneira, esse modo de ser fica impregnado em seus alunos. Já formamos cerca de 5.000 alunos e uma das principais qualidades da faculdade é que seus alunos são reconhecidos profissionalmente pela sua competência”, comentou Teixeira.

Segundo aluno, graduado pela FCM, a ocupar o cargo de diretor da faculdade, Ivan Felizardo Contrera Toro, da Turma XIV, fez questão de resgatar o aforismo “Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” – escrito por George Santayana, pseudônimo do filósofo e poeta espanhol Jorge Agustín Nicolás Ruiz de Santayana y Borrás – ao destacar a importância da exposição. “Queremos que as próximas 50 turmas sejam tão bem-sucedidas como foram as 50 primeiras”, afirmou.

Ivan Toro também aproveitou a ocasião especial para agradecer a todos os funcionários administrativos e de apoio acadêmico que atuam ou que já atuaram na FCM. “Nada disso teria acontecido sem o empenho dos funcionários em proporcionar condições para que nós, professores, pudéssemos trabalhar com todos esses alunos. Tenho muito orgulho de poder ser o diretor da FCM nesse momento tão especial”.

Ainda na ocasião de abertura o médico Daniel Astum, ex-aluno da Turma XLIV destacou as contribuições da FCM para a sua formação profissional. “Hoje tenho a oportunidade de experimentar os aspectos técnicos, éticos e humanos no meu dia-a-dia de trabalho. Consigo perceber como a formação na FCM se desabrocha cada vez que atendemos um paciente, fazemos uma intervenção ou desenvolvemos trabalhos em equipe e relacionamentos interpessoais”, disse Daniel, orgulhoso.