Cirurgião da FCM é nomeado presidente da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal
Bruno Monteiro Tavares Pereira, cirurgião da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi nomeado presidente da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal (WSACS). A nomeação aconteceu no dia 20 de junho, em Banff, no Canadá, durante 8˚ Congresso da WSACS.
“Pela primeira vez na história da Sociedade assume a cadeira um presidente do hemisfério sul do Globo, o que retrata a necessidade de focar na educação destes países e equalizar o conhecimento num âmbito mundial. Há muito trabalho a ser feito e certamente chegaremos ao cume desta jornada com a realização do Congresso Mundial em 2019, em Campinas”, disse Bruno que também é diretor-presidente do Capítulo São Paulo da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).
O congresso, que contou com cerca de 500 pessoas, abordou temas de extrema importância como novas terapêuticas no tratamento da hipertensão intra-abdominal, formas, métodos e órteses na reconstrução da parede abdominal, recentes avanços na reanimação hemodinâmica e cuidados especiais do paciente queimado na UTI.
Sobre a WSACS
A Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal foi fundada em 2004 por um grupo de médicos e cirurgiões internacionais que reconheceram a necessidade de uma abordagem coesa para promover a pesquisa, promover a educação e melhorar a sobrevivência de pacientes com hipertensão intra-abdominal (HIA) e/ou a Síndrome do Compartimento Abdominal (SCA). A WSACS já realizou diversos estudos e publicações na área, incluindo o desenvolvimento de consensos e recomendações baseadas em evidências, a publicação do primeiro livro de texto sobre a HIA/SCA e múltiplos congressos ao redor do mundo trazendo significativo impacto no tratamento do paciente crítico.
Leia mais no site da SBAIT.