"Afeto na infância é essencial na formação de adultos seguros e felizes", segundo exposição no Espaço das Artes
De 20 a 29 de setembro, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece a exposição “Projeto AFIN – Você afinado com seu filho”, idealizado por Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, juíza da 2ª Vara Judicial e da Infância e Juventude de Nova Odessa.
De acordo com Michelli, a exposição busca oferecer a pais e educadores um conteúdo capaz de promover transformações positivas na educação de crianças de 0 a 6 anos de idade e sugerir políticas públicas voltadas à Primeira Infância.
“O afeto é uma das formas mais eficazes e agradáveis para se promover as transformações entre seres humanos. Incentivar ações construtivas no relacionamento familiar é essencial para a formação de adultos seguros e felizes”, explica Michelli, que utilizou a própria experiência pessoal para desenvolver a exposição.
De acordo com o pediatra José Martins Filho, quando você não nutre de afeto uma criança ela terá lesões neuronais que implicarão no desenvolvimento futuro. “Quase sempre isso acontece porque o pai ou a mãe não foram cuidados. Isso se transfere de geração em geração e é muito difícil de interromper”, explica Martins, um dos apoiadores da exposição.
O pediatra e diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, disse que a melhor maneira de divulgar o projeto é a faculdade assumir a tarefa de disseminar e potencializar a difusão desse conhecimento. “Esse projeto tem a cara da faculdade. Vamos ter que despertar o afeto no indivíduo, nas famílias e nas instituições para promover a saúde”, disse Teixeira.
Após a FCM, a exposição segue na sequência para o Hospital de Clínicas da Unicamp e para o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism). Os painéis do Projeto AFIN podem também ser baixados gratuitamente no site www.projetoafin.org