XXXII CoMAU - 2023


Voltar a lista dos aprovados


PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS BÁSICO (HISTOLOGIA) E CLÍNICO

Autores: Juliana Ferreira Rosa da Silva, Sílvio Roberto Consonni,



RESUMO

Introdução: No Brasil, a nova Diretriz Curricular Nacional de Medicina busca focar não apenas na formação científica dos estudantes, mas também na formação humanista. As sociedades brasileiras e os órgãos nacionais vinculados à estruturação de currículos médicos percebem a necessidade de reformas curriculares. As mudanças sugeridas nesses momentos alcançaram os primeiros anos do curso de Medicina resultando na diminuição do espaço para as disciplinas básicas – ou pré-clínicas – em prol da introdução de um contato mais precoce do estudante com paciente. Além disso, é instigada a abordagem multitemática e integrativa para as disciplinas básicas, com o uso de material clínico na área básica estimulando a motivação, o engajamento e a importância desses conteúdos para os estudantes. Objetivos: o presente trabalho avaliou a percepção dos estudantes de Medicina da UNICAMP sobre a Histologia e sua integração no Ciclo Clínico. Especificamente, o projeto buscou compreender e avaliar, por meio da percepção estudantil, a integração básico-clínica da Histologia com as demais áreas do curso Médico, por meio dos conteúdos abordados no Ciclo Clínico (revisão de conteúdo, correlações funcionais e clínicas e recorrência), além dos materiais e métodos empregados na disciplina da área básica. Métodos: a coleta das percepções estudantis, será aplicado um questionário desenvolvido com assertivas para cada um dos objetivos específicos em escala Likert, juntamente com o TCLE aos estudantes de Medicina do 2º ao 6º ano da UNICAMP. Resultados e Discussão: Na percepção dos estudantes, a disciplina de Histologia do ciclo básico é importante para o aprendizado de Anatomia Patológica e, além disso, integra-se ao Ciclo Clínico do curso de Medicina da Unicamp. Os resultados quantitativos e qualitativos evidenciaram a importância da integração da disciplina de Histologia com a de Anatomia Patológica, e como essa integração destaca-se no curso de Medicina da Unicamp para a formação como médico. Além disso, a variedade de métodos de ensino pode refletir a melhoria dessa relação, tendo como base o respeito à diversidade e à preferência de aprendizado de cada estudante. Conclusões: Assim, é possível propor, com base em fundamentos científicos, continuidade e/ ou alterações de materiais, de métodos e de objetivos de aprendizagem visando à potencialização das habilidades adquiridas com a Histologia para o melhor desenvolvimento do conhecimento e das atitudes na prática clínica.



PALAVRA-CHAVE: Integração Básico-Clínica, Histologia, Ciclo Clínico, Currículo




ÁREA: Gestão, Qualidade e Tecnologias de atenção à saúde

NÍVEL: Estudo original de natureza quantitativa ou qualitativa

FINANCIAMENTO: CNPq




XXXII CoMAU - 2023

29, 30 de Setembro e 01 de Outubro de 2023
FCM/Unicamp


Regulamento

Regulamento para submissão de Trabalhos Científicos

Contato

Comissão Científica CoMAU
E-mail: ctfcomau@unicamp.br

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Núcleo de Tecnologia da Informação - FCM