Autores:
Felipe Dias Araújo de Albuquerque, Sílvio Roberto Consonni,
Introdução: Em 2020 com a emergência da pandemia do COVID 19, o ensino de Histologia foi inovado, baseando-se na metodologia da sala de aula invertida e no uso de um roteiro no ensino remoto digital. Em 2022, com o retorno do ensino presencial, optou-se por estruturar o material desenvolvido ao novo contexto. Assim, este projeto se propôs a avaliar o ganho cognitivo dos estudantes de medicina ingressantes em 2022 e a percepção estudantil sobre os materiais digitais e a metodologia de sala de aula invertida no ensino de Histologia no ensino presencial. Metodologia: A percepção estudantil foi avaliada por meio de um “Instrumento de Percepção” específico e validado, com assertivas em escala Likert de cinco itens e questões dissertativas para análise qualitativa. Já para o desempenho cognitivo, antes da disponibilização do roteiro de estudo, foi realizado um teste com questões relativas ao conteúdo a ser discutido (pré-teste) e um novo teste foi aplicado ao final da aula (pós-teste). Resultados e Discussão: Os resultados evidenciaram preferência pela metodologia tradicional em detrimento da sala de aula invertida, sendo que 68,75% dos estudantes afirmaram discordar ou discordar totalmente da afirmação “prefiro frequentar uma disciplina ofertada com metodologias de sala de aula invertida do que com metodologia tradicional”. Os estudantes apontaram o tempo reduzido para estudo, a metodologia tradicional de outras disciplinas e a estrutura do atual currículo como as grandes dificuldades para implementação da metodologia de sala de aula invertida. Além disso, o e-Book Histologia & Microscopia Virtual se mostrou como grande destaque da disciplina, com 75% dos estudantes concordando totalmente com a afirmação de que ele se demonstrou imprescindível a seu aprendizado em Histologia. Já em relação ao ganho cognitivo, todos os conteúdos apresentaram ganho normalizado médio (0,3 ≥ g > 0,7), tendo em média, ao longo do ano, 33,75 dos estudantes respondendo aos pré e pós-testes, em turma de 120 alunos. Conclusão: Os resultados demonstram que o ensino presencial de Histologia com materiais desenvolvidos durante o ensino remoto digital é uma realidade possível, sendo o e-Book e o microscópio virtual grandes destaques para o aprendizado. No entanto, é necessária a avaliação contínua da sala de aula invertida, a qual se mostrou preterida pelos estudantes em relação à metodologia tradicional. Por sua vez, a avaliação do desempenho cognitivo confirmou a efetividade tanto da sala de aula invertida, quanto da aula expositiva tradicional na aprendizagem.
PALAVRA-CHAVE: desempenho cognitivo, Histologia, metodologia de ensino ativo, sala de aula invertida.
ÁREA: Gestão, Qualidade e Tecnologias de atenção à saúde
NÍVEL: Estudo original de natureza quantitativa ou qualitativa
FINANCIAMENTO: CNPq
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