XXXI CoMAU - 2022


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ESTRATÉGIA EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS

Autores: Lorena Marques Batista, Ana Paula Boaventura,



RESUMO

Este trabalho tem como objetivo avaliar a interação com conteúdos de um aplicativo de primeiros socorros em crianças a partir de 9 anos de idade do município de Morungaba-SP. O estudo é uma abordagem quantitativa, prospectiva e analítica, onde, devido à situação de pandemia no país, foi realizado remotamente com crianças a partir de 9 anos de idade das escolas municipais de Morungaba-SP. A coleta de dados foi feita pela análise de interação com o aplicativo denominado Primeiros Socorros Unicamp e avaliou descritivamente as respostas fornecidas após a interação dos conteúdos, em 18 questões existentes no APP. Esse projeto é parte integrante do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Morungaba e a UNICAMP sob parecer 38-P-6438/2019 por Deliberação CEPE no.809/2019, com o projeto: Primeiros Socorros no município de Morungaba-SP: preservando vidas e fortalecendo a comunidade nas urgências e emergências, vigente até 2024 e que realizará treinamentos anuais no município. Cabe destacar a questão sobre engasgo “O que não fazer na manobra de desengasgo em bebês menores de 1 ano?” que apresentou proporções semelhantes de respostas corretas e incorretas 121 (49,7) e 122 (50,1) respectivamente. Concluiu-se que a interação com conteúdos digitais em aplicativos podem possibilitar novas relações com o processo ensino aprendizagem em crianças.



PALAVRA-CHAVE: Saúde escolar; primeiros socorros, aplicativo




  Apresentação



ÁREA: Gestão, Qualidade e Tecnologias de atenção à saúde

NÍVEL: Estudo original de natureza quantitativa ou qualitativa

FINANCIAMENTO: PIBIC




XXXII CoMAU - 2023

29, 30 de Setembro e 01 de Outubro de 2023
FCM/Unicamp


Regulamento

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