Autores:
Elisa Maschio, Lucas Manca Dal'Ava, Mirian Hideko Nagae Espinosa,
A Síndrome de Moebius (SM) tem como característica principal o acometimento total ou parcial dos pares de nervos cranianos abducente (VI) e facial (VII), que tem como consequência a paralisia facial congênita (PFC). é perceptível a necessidade de conhecer as estratégias para reabilitação e quais são as atividades de intervenção fonoaudiológica. Objetivo: descrever o que se encontra na literatura a respeito das manifestações clínicas, do tratamento e da intervenção interdisciplinar em crianças com Síndrome de Moebius. Método: O estudo tem caráter descritivo. Foi realizada uma revisão crítica da literatura a fim de captar e discutir artigos científicos que relatam a SM e a intervenção terapêutica de foco interdisciplinar. Foram pesquisados artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Google Acadêmico, PubMed e Lilacs, publicados no período de janeiro de 2012 a julho de 2022. O descritor selecionado para a busca foi “Síndrome de Moebius”. Resultados e Discussão: foram selecionados ao todo 14 artigos a respeito do tema, 3 artigos indexados na plataforma Google Acadêmico, 5 publicações na plataforma PubMed e 8 publicações indexados na plataforma LILACS nas áreas de odontologia, cirurgia plástica, otorrinolaringologia e neurologia e psicologia. Apenas um artigo da área de fonoaudiologia. A maior parte dos artigos descreve as manifestações clínicas da SM, todos citam a paralisia facial e prejuízos motores orais, além de alterações oftalmológicas. A maioria dos autores concorda com a importância da avaliação, diagnóstico e intervenção precoce com uma equipe multidisciplinar para possibilitar o tratamento especializado, promovendo qualidade de vida e evitando complicações futuras. Conclusão: foi possível notar a escassez de estudos sobre a intervenção terapêutica e possibilidades de tratamento, sobretudo a respeito das contribuições da fonoaudiologia para a SM. Esta é uma área ainda pouco explorada e requer que mais pesquisas sejam realizadas para que as intervenções terapêuticas e fonoaudiológicas avancem no sentido de ampliar as abordagens.
PALAVRA-CHAVE: Fonoaudiologia; Motricidade Orofacial; Síndrome de Moebius; Paralisia Facial Congênita; Intervenção Precoce
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