Autores:
Letícia Rafaela Aristeu de Queiroz e Adriana Lia Friszman de Laplane
INTRODUÇÃO: A divulgação científica (DV) é uma forma de democratizar o conhecimento gerado nas universidades por meio de ações e materiais produzidos com respaldo científico, sendo transmitidos por intermédio de uma linguagem não-especializada para o público geral. A difusão de conhecimento, viabiliza o estabelecimento e fortalecimento de vínculos entre as comunidades universitária e externa, ampliando as possibilidades de exercício da cidadania e promoção de bem-estar coletivo. Uma iniciativa que possibilita as Universidades se aproximarem do público é a adesão à prática de jornalismo científico, que articula o discurso acessível com o domínio sobre a comunicação em mídias. A Fonoaudiologia é a área da saúde que se dedica ao estudo da comunicação humana. A comunicação é permeada pela linguagem, que constitui o sujeito no mundo de modo individual e coletivo, possibilitando a sua expressão e exercício de cidadania. Mapear as ações de popularização da ciência realizadas no âmbito acadêmico por meio de jornais é uma forma de contribuir com as discussões acerca das possibilidades de realização de DV na Universidade e de analisar, no caso concreto da Fonoaudiologia, as suas potenciais contribuições.
OBJETIVOS: Mapear e analisar publicações relacionadas à Fonoaudiologia divulgadas em jornais dirigidos ao público geral, produzidos em Universidades Públicas do Estado de São Paulo.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a ser realizada em jornais não-especializados, publicados on-line, por Universidades Públicas do Estado de São Paulo que oferecem o curso de Fonoaudiologia, nos últimos 5 anos. Serão identificados e lidos os artigos/matérias que abordem temas relacionados à Fonoaudiologia. A técnica de Análise de Conteúdo será utilizada para criar categorias temáticas, organizar o material, descrever e discutir o panorama da DV na área. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e não requer aprovação pelo comitê de ética.
RESULTADOS: Foram identificadas 4 categorias: (1) Formatos de veiculação: Adequando-se a realidade do meio digital, os jornais aderem textos, arquivos de áudio, imagem e vídeos às suas publicações; (2) Gêneros textuais: A DV é expressa por meio de notícias, reportagens e entrevistas, mas também são encontrados materiais acadêmicos como teses, anais e relatórios; (3) Público alvo: O discurso é direcionado tanto a comunidade interna à Universidade, como estudantes, professores e funcionários, quanto externa, como vestibulandos, usuários do sistema de saúde e profissionais da área; (4) Temas abordados: Os conteúdos apresentados referem-se à atuação fonoaudiológica, graduação em fonoaudiologia, pesquisas realizadas e participação em equipes multidisciplinares.
CONCLUSÃO: A diversidade de formatos, gêneros, públicos e temas encontrada podem inspirar a realização de mais ações de DV, que contemplem outros temas e públicos, podendo expandir o uso dos formatos e gêneros textuais que já vêm sendo explorados. As publicações que abordam a fonoaudiologia, já existentes nos jornais universitários, compartilham com a sociedade informações sobre a profissão e a sua atuação, contribuindo com pesquisas científicas, além de ações de promoção e prevenção de saúde. A produção de DV em fonoaudiologia nos jornais universitários tem potencial para ser ampliada, podendo contribuir para o vínculo entre Universidade e sociedade.
PALAVRA-CHAVE: Divulgação científica; Cidadania; Democratização; Fonoaudiologia |
ÁREA: Interdisciplinar |
NÍVEL: Graduação |
FINANCIAMENTO: CNPq |
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