Autores:
Bianca Yukari Oshiro e Irani Rodrigues Maldonade
INTRODUÇÃO: Atualmente, observa-se uma crescente procura e interesse pela educação bilíngue no Brasil, especialmente em relação à aquisição de uma segunda língua considerada de prestígio. No entanto, a conceituação sobre o bilinguismo e a educação bilíngue se faz complexa, em razão de uma ampla discussão sobre as suas definições. Comumente, o indivíduo bilíngue é visto como aquele que tem fluência na produção e compreensão de duas línguas. Entretanto, é preciso refletir sobre outros aspectos envolvidos em relação às duas línguas, tal como o grau de proficiência, idade de aquisição, função e uso, alternância e interferência entre estas, contato com as duas línguas e, no caso da educação bilíngue, o modelo de ensino utilizado. No âmbito da Educação, as ações da Fonoaudiologia Educacional buscam beneficiar o processo de ensino e aprendizagem em parceria com os educadores, através da prevenção e promoção de saúde, considerando os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Nos últimos anos tal especialidade vem crescendo no mercado de trabalho, apesar de muitos educadores e mesmo estudantes de fonoaudiologia e profissionais formados apresentarem certo desconhecimento sobre o tema, que apesar de relevante, tem sido pouco abordado na literatura.
OBJETIVOS: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a atuação e proposta de ações da Fonoaudiologia Educacional no contexto de escolas bilíngues.
MÉTODOS: A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e de cunho exploratório, com levantamento bibliográfico a partir de documentos e artigos selecionados e relacionados aos tópicos principais abordados no projeto. A partir das ações do fonoaudiólogo educacional previstas em escolas monolíngues, indaga-se se estas também poderiam ser aplicadas em escolas bilíngues.
RESULTADOS: Os resultados apontaram que as propostas de ações para a Fonoaudiologia Educacional são muito amplas e abrangem desde práticas focadas em linguagem até as relacionadas à saúde, associadas a aspectos de aprendizagem, voz, problemas auditivos, motricidade orofacial e outros, além de poder exercer ações de gestão e administração. O fonoaudiólogo deve ter a devida competência e formação para atuar na Educação, nos quais seus conhecimentos específicos permitem, junto aos educadores, realizar ações de prevenção e promoção à saúde à comunidade escolar em geral, além de poder corroborar ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Entre algumas ações que este profissional pode realizar, estão: a orientação de educadores e famílias, a realização de oficinas e atividades de promoção de saúde e a participação no plano pedagógico escolar. Pensando na inserção do fonoaudiólogo na educação bilíngue, é importante que ele tenha o conhecimento das duas línguas faladas na escola, para evitar barreiras linguísticas.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que é possível a realização das ações do fonoaudiólogo educacional nas escolas bilíngues, mas o fonoaudiólogo deve ter fluência e/ou conhecimento das e nas línguas da escola bilíngue em que atua. Notou-se que há alguns relatos de experiências, porém há poucos estudos sobre o tema. Sendo assim, novas pesquisas na área devem ser estimuladas, principalmente considerando que a aquisição de uma segunda língua é, cada vez mais, quase que uma exigência do mundo globalizado.
PALAVRA-CHAVE: Fonoaudiologia-Educacional, Educação-Bilíngue, Atuação-Fonoaudiológica |
ÁREA: Linguagem |
NÍVEL: Graduação |
FINANCIAMENTO: CNPq |
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Núcleo de Tecnologia da Informação - FCM