Autores:
Maria Júlia de Macedo Reis e Silva, Leticia Aparecida Fernandes Faria e Iára Bittante de Oliveira
INTRODUÇÃO: O objetivo do Dia Mundial da Voz é alertar o público sobre a relevância da voz, por meio de campanha educativa que visa prevenir, promover e proteger a saúde vocal. Ao longo de mais de duas décadas o Dia Mundial da Voz desenvolveu vários temas voltados à saúde vocal, recebeu o selo de “Amigos da Voz”, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, sempre com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da voz humana, um dos principais recursos utilizados para a boa comunicação. A Pontifícia Universidade Católica de Campinas esteve sempre presente, desde 1999, em todas as comemorações do Dia da Voz, hoje Dia Mundial da Voz. Muitos foram os enfoques para a saúde vocal, adotados pelas campanhas da PUC Campinas, desde a voz da criança até do idoso e destacando-se ações voltadas àquelas pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
OBJETIVOS: Desenvolver ações de detecção de risco vocal e orientação à população relacionada à saúde da voz.
MÉTODOS: Trata-se de relato de experiência de atividade de extensão desenvolvida no ano de 2023, pela faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, realizada em comemoração ao Dia Mundial da Voz, 2023. A ação foi efetuada em dois dias, com a primeira etapa ocorrendo em uma praça pública em frente à Catedral Metropolitana de Campinas e, no segundo dia, em um grande shopping, situado na região Noroeste da mesma cidade. Foram realizadas ações de detecção de risco para disfonia junto aos transeuntes, orientação para prevenção de distúrbios vocais ou, em caso de presença de risco vocal, orientação para que esses indivíduos em risco, buscassem ajuda especializada. A triagem foi realizada por meio de aplicação do Índice de Triagem de Distúrbio de Voz (ITDV) e, foram distribuídos panfletos com orientações sobre cuidados para prevenir a saúde vocal.
RESULTADOS: A ação envolveu 60 alunos de graduação em Fonoaudiologia e três professoras, que supervisionaram as triagens e auxiliaram no desenvolvimento dos materiais. Foi conduzido um levantamento de dados relacionado à população assistida, totalizando 198 pessoas, que responderam ao ITDV. Foi verificado que 14% dos entrevistados obtiveram pontuação acima de 6, indicativo de risco de distúrbio vocal, sendo que 25% desses indivíduos desempenham atividades no setor varejista, em que a voz é ferramenta imprescindível para realização do trabalho, frequentemente expostos por longos períodos de uso vocal em ambientes ruidosos.
CONCLUSÃO: As observações sugerem uma possível associação entre a classe ocupacional-social e o desenvolvimento de alterações vocais, sendo necessária atenção a essa categoria de profissionais. Nada obstante, os dados coletados durante esta atividade de extensão ressaltam a importância de se considerar os fatores socioeconômicos nos processos de avaliação e abordagem dos distúrbios vocais, visando a equidade ao acesso aos cuidados e tratamentos adequados.
PALAVRA-CHAVE: Voz; Distúrbios da Voz; Fonoaudiologia; |
ÁREA: Voz |
NÍVEL: Graduação |
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Núcleo de Tecnologia da Informação - FCM