Autores:
Audria Karen Inácio de Almeida
INTRODUÇÃO: Dia 11 de março de 2020, foi declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a categorização da Covid-19 como pandemia, em função do número alarmante de casos e óbitos pelo coronavírus em diversos países. Juntamente, recomendações sanitárias e medidas de segurança vieram acompanhadas para a prevenção de infecções pelo coronavírus. Em 12 de março de 2020, a Reitoria da Unicamp anunciou a suspensão das atividades presenciais nos campi da universidade, de acordo com a Resolução GR-024/2020 de 16 de março de 2020, na tentativa de impedir a transmissão do vírus dentro da comunidade universitária. A impossibilidade de convivência no espaço da universidade forçou uma rápida adaptação dos docentes e discentes da Unicamp para as estratégias de ensino e aprendizagem. A discussão sobre os impactos da pandemia nos mais diversos campos está na ordem do dia. As plataformas digitais rapidamente passaram a ser centrais no processo de aprendizagem, isto devido ao distanciamento social. Dessa forma, o projeto busca entender como se deu o desempenho dos estudantes nesse período, como o contexto dos estudantes foi afetado pela pandemia e como eles perspectivam as mudanças sociais pelas quais passaram, com impactos diretos em seu modo de viver e ver a Universidade durante o ensino remoto emergencial.
OBJETIVOS: A pesquisa tem como objetivo geral compreender como a pandemia impactou os desempenhos acadêmicos, os contextos de vida e as perspectivas dos estudantes de graduação da Unicamp durante os quatro semestres de ensino remoto emergencial dos anos de 2020 e 2021.
MÉTODOS: Será realizada como primeira frente da pesquisa uma análise documental - por estatística descritiva - nos registros acadêmicos dos estudantes, retirando dados de matrículas, pré e pós pandemia em diferentes disciplinas. Já na segunda frente da pesquisa, o principal instrumento é um questionário elaborado para tal projeto que contém trinta e quatro (34) perguntas, vinte e oito (28) perguntas de caráter objetivo e seis (06) perguntas de caráter discursivo. O questionário encontra-se organizado em cinco eixos temáticos: 1) Perfil socioeconômico e estudantil (10 perguntas); 2) Condições domésticas e familiares durante a pandemia (08 perguntas); 3) Condições de saúde individual e familiar durante a pandemia (05 perguntas); 4) Espaço físico e recursos tecnológicos no contexto de estudo (06 perguntas); 5) Cotidiano de suas atividades acadêmicas remotas (05 perguntas).
RESULTADOS: Espera-se produzir informações que permitam a construção de um banco de dados de acesso público aos docentes da universidade, almejando sua utilização em prol de um aperfeiçoamento do ensino de qualidade já desenvolvido na Unicamp.
CONCLUSÃO: O projeto tem o interesse de propor o entendimento da recorrência e da proeminência dos contextos experienciados e das perspectivas elaboradas pelos discentes da Unicamp ao longo dos dois anos de ensino remoto. Também será considerado o conceito de tópico discursivo para mapear quais os principais conteúdos simbólicos que emergem das respostas discursivas.
PALAVRA-CHAVE: Ensino Remoto Emergencial; Pandemia; Covid-19; Estudantes de Graduação; Universidade.
ÁREA: Interdisciplinar
NÍVEL: Graduação
FINANCIAMENTO: CNPq
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