XX SEMAFON - 2022


Voltar a lista dos aprovados


ASPECTOS DA AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR PAIS OUVINTES DE CRIANÇAS SURDAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores: Rayssa Monteiro Mantovani



RESUMO

INTRODUÇÃO: Aproximadamente 95% das crianças com surdez nascem em lares de famílias ouvintes que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, a Libras. A Libras é uma língua de natureza visuo-motora que possui sistema linguístico e estrutura gramatical próprios e seu aprendizado em tempo oportuno é essencial para o desenvolvimento cognitivo e comunicativo da criança surda. Essas famílias ouvintes, na ausência do conhecimento da Libras, podem apresentar dificuldades de comunicação com seu filho surdo. Assim, discutir a importância e a forma que a aquisição da Libras pelos pais tem ocorrido evidencia o papel desta língua como agente fundamental no vínculo entre os membros da família com uma criança surda e ajuda a comunidade científica a compreender os desafios vivenciados por esses pais, a fim de procurar soluções para viabilizar a aquisição da Libras por eles.

OBJETIVOS: Conhecer como ocorre a aquisição da Libras pelos pais de crianças surdas atendidas em uma instituição pública. Para que esse objetivo fosse alcançado, buscou-se conhecer o engajamento dos pais de crianças surdas no aprendizado da Libras; levantar desafios vivenciados pelos pais nesse aprendizado e o conhecimento da família sobre a língua e compreender o papel da Libras na vida cotidiana dessas famílias.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, de caráter qualitativo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob nº CAAE 45204221.5.0000.5404 e parecer nº 4.802.052. Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado com dez questões abertas para mães ouvintes de crianças surdas que participam de atendimentos em uma instituição pública do município de Campinas/SP. A análise dos dados utilizou-se do método análise de conteúdo, por meio de categorias de análise.

RESULTADOS: Dez mães com idades de 21 a 47 anos participaram da pesquisa. A faixa etária dos seus filhos variou de quatro a dez anos de idade e as crianças apresentavam perda do tipo neurossensorial de grau severo a profundo. Com relação ao conhecimento dos pais a respeito da Libras, três das dez mães entrevistadas definiram Libras como uma língua. No que se refere ao engajamento dessas mães no aprendizado de uma nova língua, a maioria realizou curso de Libras, sendo que metade faz uso de recursos tecnológicos para auxiliá-las no aprendizado. Ademais, relataram dificuldades no aprendizado desta língua, como a memorização dos sinais e o aprendizado de novos sinais. Nove mães afirmaram que fazem uso da Libras em casa com seus filhos todos os dias, sendo que todas relataram usá-la em atividades rotineiras da criança, tais como comer, tomar banho, dormir, etc. Outrossim, metade das mães afirmaram também usar a língua oral com seus filhos.

CONCLUSÃO: Os achados evidenciam aspectos importantes da aquisição de Libras por pais ouvintes de crianças surdas atendidas na instituição, como os desafios vivenciados no processo da aquisição dessa nova língua, sua importância no cotidiano dessas crianças e o engajamento desses familiares no aprendizado da Libras.



PALAVRA-CHAVE: Línguas de Sinais, família, orientação, surdez.



ÁREA: Interdisciplinar

NÍVEL: Graduação

FINANCIAMENTO: CNPq




XXI Semafon - 2023


18 à 22 de Setembro de 2023


Edital


Edital para submissão de Trabalhos Científicos

Contato


Comissão Científica Semafon
E-mail: cientificasemafon@gmail.com
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas
Correspondência:
Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Cidade Universitária Zeferino Vaz. CEP 13083-887 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Núcleo de Tecnologia da Informação - FCM