XIV Semana de Pesquisa - 2023


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Relacionamentos amorosos e sexualidade de adolescentes grávidas em consultas de pré-natal na atenção primária em Campinas: um estudo clínico-qualitativo

Autores: Paula Elias Ortolan, Rodrigo Almeida Bastos, Maria Paula Perroca Lippi, Diama Vale, Maite Borges, Lucas Serra Valladão, Egberto Ribeiro Turato


Link: https://vimeo.com/822547012?share=copy


RESUMO

INTRODUÇÃO: Adolescentes grávidas em consultas de pré-natal conversam sobre relacionamentos afetivos com a equipe clínica na atenção pública primária? Condições de vulnerabilidade de adolescentes são reconhecidas pela política e literatura em países emergentes, sobretudo em áreas carentes. Relações amorosas/sexualidade de adolescentes grávidas necessitam de discussões sobre suas dimensões simbólicas com acesso a serviços de atenção primária à saúde.

OBJETIVOS: Interpretar significados emocionais atribuídos por adolescentes grávidas sobre relações amorosa/sexualidade quanto à possível experiência de conversar e receber orientações da equipe clínica.

MÉTODOS: Desenho clínico-qualitativo, uso de Entrevistas Semidirigidas de Questões Abertas em Profundidade, relatos tratados por Análise de Conteúdo Clínico-Qualitativa do material transcrito. Amostra intencional, sequencial de adolescentes em acompanhamento em duas Unidades Básicas de Saúde de cidade metropolitana paulista, idade entre 15 e 19 anos, fechada pelo critério de saturação de informações.

RESULTADOS: A este trabalho trouxemos três categorias emergentes: 1) figura materna referida como eixo de orientações sobre sexualidade; 2) gravidez na adolescência como novo status social e afetivo não surge na pauta da consulta de pré-natal; 3) ressignificação do relacionamento com companheiro amoroso ao assumir efetivamente e simbolicamente a gravidez.

CONCLUSÃO: Profissionais a que a adolescente acessa em consulta clínica não são percebidos como figuras transferenciais para conversa sobre relacionamento amoroso e sexualidade. É preciso rediscutir sobre as funções esperadas e/ou desejadas para o médico que atende.


BIBLIOGRAFIA: Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 6a ed. Petrópolis: Ed Vozes; 2013.



PALAVRA-CHAVE: : Método Clínico-Qualitativo, adolescentes grávidas, relacionamentos amorosos



ÁREA: Clínica Médica

NÍVEL: Doutorado

FINANCIAMENTO: Capes



Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas
Correspondência:
Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Cidade Universitária Zeferino Vaz. CEP 13083-887 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.

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