campanha

Procedimentos para a Qualificação

A qualificação de Mestrado ou de Doutorado, deverá ser solicitada à secretaria do Programa através do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA, pelo aluno. 

Conforme aprovado pela CCPG, em sua reunião de fevereiro de 2022, as defesas de dissertações e teses, bem como os exames de qualificação, poderão ser realizados integralmente à distância somente até 30/04/2022.

A partir de 01/05/2022, as defesas e qualificações voltam a ocorrer de forma presencial, conforme disposto no Art. 40, §7º da Deliberação CONSU-A-010/2015, que dispõe sobre o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação.

Desta forma, a partir de maio de 2022, para os pedidos de defesa e qualificação deve-se providenciar a reserva do espaço e comunicar sobre isto aos membros da banca.

Reforçamos ainda que, conforme o Regimento Geral, nas bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e no doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência, fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos.

 


 

Antes de ver os requisitos específicos do programa para qualificação, veja os Procedimentos gerais para qualificação clique aqui

 


 

Requisito adicional para solicitação de qualificação:

  • apresentar cópia do parecer da Comitê de Ética.
  • Mestrado: ter submetido um artigo completo e original, integralmente em inglês, para periódico indexado no SCI (Science Citation Index)  QUALIS (Medicina I, Capes) maior que B3, sendo o aluno o primeiro autor.

  • Doutorado: ter publicado ou aceito para publicação um artigo completo e original, integralmente em inglês, para periódico indexado no SCI (Science Citation Index)  QUALIS (Medicina I, Capes) maior que B3, sendo o aluno o primeiro autor.

Os documentos comprobatórios devem ser enviados pelo SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica pela janela laranja "Deseja enviar algum documento para a Secretaria" na área do aluno.

 

Sobre o manuscrito

Para solicitação do exame de qualificação o aluno deverá entregar um manuscrito de até 30 páginas contendo introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão preliminar, planejamento futuro e bibliografia. Alternativamente, a apresentação em forma de um ou mais artigos em elaboração será admitida. Serão também aceitos artigos publicados ou submetidos para publicação, desde que façam parte do trabalho de Dissertação ou Tese do aluno. No caso de apresentação em forma de artigo, o planejamento futuro deverá constar em anexo, assim como o objetivo geral da Dissertação ou Tese.

O manuscrito deve ser enviado pelo sistema no momento de solicitação do Exame de Qualificação

 

Sobre a Banca

O orientador do candidato não terá participação na Comissão Examinadora.  

A Comissão deverá ser composta por 4 membros: 1 presidente, 2 titulares e 1 suplente. Todos os membros podem ser da Unicamp. O presidente deve ser algum professor credenciado no programa de Clínica Médica.