XXV edição do CoMAU celebra a interdisciplinaridade e o cuidado ao paciente
Publicado por: Camila Delmondes
13 de outubro de 2016

Compartilhar:

De 7 a 9 de outubro aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) o XXV Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU), evento organizado pelos alunos do curso de Medicina. A abertura do evento teve a participação especial do neurocientista Miguel Nicolelis e o encerramento teve a participação também especial de Paulo Saldiva. Além disso, o XXV CoMAU contou com a apresentação de 37 trabalhos científicos divididos em quatro categorias: Básica, Saúde Coletiva, Cirurgia e Clínica.

De acordo com Christopher Cralcev, presidente do CoMAU, a interdisciplinaridade e o cuidado ao paciente norteou essa edição. “Trouxemos um conjunto de palestras que abordaram o tema de diversas formas. Essa é uma comemoração histórica dos 25 anos do CoMAU de produção e difusão do conhecimento na área de saúde de forma cada vez mais inclusiva e multidisciplinar”, disse Christopher.

O assessor acadêmico do XXV CoMAU, o médico e professor Egberto Turato, mandou mensagem à Comissão Organizadora por meio do professor Amilton dos Santos Júnior. Ele destacou o empenho na preparação do evento e disse que os estudantes juntaram trabalho e afeto em três dias concentrados para degustar ciência. “O CoMAU se torna ponto de convívio e assimilação de conhecimentos importantes da área científica da saúde”, leu Amilton a mensagem enviada por Egberto.

A coordenadora associada do curso de graduação em Medicina da FCM Joana Fróes Bragança Bastos ressaltou a maturidade da nova geração de alunos em consolidar o CoMAU. “Há 25 anos, nós plantamos uma semente. É um orgulho deixar esse legado e vê-lo estabelecido como uma tradição dentro da faculdade”, comentou Joana.

O médico e professor Lindemberg da Mota Silveira Filho relatou a todos os presentes na abertura do XXV CoMAU como foi ser um dos protagonistas do primeiro CoMAU e os desafios da época. “O CoMAU foi uma bandeira que serviu, sem dúvida, para criar o estímulo à iniciação científica e à pesquisa na FCM. Acho esse legado importante, mas precisamos hoje discutir qual é esse papel dentro da graduação do curso”, revelou Lindenberg.

Em sua palestra, Nicolelis disse que o conceito cérebro-máquica surgiu há 17 anos em seu laboratório como uma ferramenta para estudar o sistema nervoso na tentativa de desvendar os princípios fisiológicos dos circuitos neurais para a reabilitação e locomoção de pacientes paraplégicos. Com o passar dos anos, o conceito cresceu de tal forma que tornou o cientista brasileiro aclamado e reconhecido em todo o mundo.

“Nossos dados mostram que a interface cérebro-máquina é uma nova terapia de reabilitação que pode induzir, por meio da plasticidade cerebral, a recuperação de funções neurológicas parcialmente abaixo do nível da lesão medular – ou que até recentemente era considerado uma missão impossível. Isso nasceu aqui no Brasil e essa mensagem eu quero deixar para todos vocês”, revelou Nicolelis que após a palestra autografou o livro “Made in Macaíba”.

Prêmio Adolfo Lutz e Lopes de Faria

Para Bruna Augusto Martins, presidente do Diretório Científico Adolfo Lutz, é gratificante fomentar a pesquisa e a extensão e ter o envolvimento de toda a comunidade acadêmica. Ela destacou em sua fala a importância do prêmio Adolfo Lutz e do prêmio Lopes de Faria, além de parabenizar todos os inscritos. A entrega do prêmio foi no encerramento do XXV CoMAU, no dia 9 de dezembro. Veja a lista de trabalhos vencedores do XXV CoMAU que concorrem, agora, ao prêmio Lopes de Faria, concedido pela Comissão de Pesquisa da FCM.

Vencedores do XXVI Prêmio Adolfo Lutz

Categoria: Área Básica
Título: Participação dos sistemas endocanabinóide, endovanilóide e nitrérgico na substancia cinzenta periaquedutal dorsolateral de ratos na modulação da ansiedade.
Aluna: Priscila Alves Batista
Orientador: Francisco Silveira Guimarães

Categoria: Saúde Coletiva
Título: Violência: Rota crítica da violência na vida das reeducandas de uma penitenciária feminina no interior do estado de São Paulo.
Aluna: Vanessa Cristina Fanger
​Orientadora: Celene Aparecida Ferrari Audi

Categoria: Cirurgia
Título: Avaliação da utilização de instrumentais em um Centro Cirúrgico Ambulatorial
Aluna: Adriana Breves dos Santos
Orientadora: Ana Paula Boaventura

Categoria: Clínica Médica
Título: Avaliação de parâmetros de qualidade de vida e enfrentamento de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos na enfermaria do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): um estudo prospectivo e observacional.
Aluna: Líllian Gomes Bastos Fernandes
Orientadora: Carmen Silvia Passos Lima

Veja mais fotos do XXV CoMAU no Facebook



Notícias mais recentes



Larissa Monte, médica da 57ª turma, publica artigo sobre criptorquidia no Jornal de Pediatria

Reunião DTG: Mês da prematuridade - Acesso a cuidados neonatais de qualidade


Save the date: World Congress of Trauma and Emergency Leagues


A mordida do Leão! Parte do imposto de renda pode ser destinado para a Atlética de Medicina. Saiba como doar

FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM