Veja como foi: Seminário de Conclusão de residências do Departamento de Saúde Coletiva tem terceira edição inaugurada na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
02 de fevereiro de 2024

Compartilhar:

Foi realizado em 31 de janeiro, no anfiteatro 1 da Legolândia, a abertura do III Seminário de Conclusão de Residência do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Organizado pelos programas de residência da área, o evento seguiu pelos dias 01 e 02 de fevereiro com ampla programação, sendo transmitido pelo YouTube.

Na mesa solene, estiveram presentes Erich de Paula, diretor-associado da FCM, Marilda Mazzalli, coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Rosana Onocko Campos, chefe do Departamento de Saúde Coletiva, Marcia Bandini, supervisora do Programa de Residência Médica em Saúde Coletiva, Karina Diniz, superintendente do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Mariana Simões, do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital da Secretaria de Saúde de Campinas, e Rejane Trautwein, coordenadora do Programa Mais Médicos Campineiro.

Marcia Bandini celebrou a oportunidade de realizar o terceiro seminário. “Temos quatro programas, totalizando 76 residentes. Durante esses dias falaremos a respeito de 35 contribuições que eles deixam para a FCM, a Unicamp, o município e a Saúde Coletiva de nosso país”, declarou. A docente também agradeceu ao apoio dos funcionários da FCM e dos residentes para organização do encontro.

Mesa solene foi composta por Mariana Simões, Rejane Trautwein, Rosana Onocko, Marcia Bandini, Erich de Paula, Karina Diniz e Marilda Mazzalli. Foto: Karen Moraes/ARPI

“A integração nos campos de prática, em diferentes áreas, é essencial para um cuidado integral à saúde. Com certeza esses trabalhos vão deixar um legado importante para a atenção primária do município”, disse Rejane Trautwein. Mariana Simões lembrou que a parceria da residência com o recém-criado Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital representa uma oportunidade fundamental de crescimento. “É um momento muito enriquecedor. Todo mundo tende a ganhar, principalmente o paciente do SUS”, afirmou. Ambas parabenizaram os residentes.

Karina Diniz, que também é professora do Departamento de Psiquiatria da FCM, agradeceu a união antiga com o Cândido Ferreira, ressaltando o papel desempenhado pela residência multiprofissional no sentido de enriquecer os serviços de saúde. “Mostram a evolução da universidade na valorização multidisciplinar, que, na saúde mental, já é uma tradição”, declarou.

A iniciativa de divulgar os trabalhos de conclusão dos programas de residência é muito importante e tem aumentado desde 2023, segundo Marilda Mazzalli. A coordenadora da Coreme ressaltou a importância dos TCRs para futuras pesquisas. O diretor-associado da faculdade, Erich de Paula, reiterou a fala de Marilda, acrescentando que a área de Saúde Coletiva atua tradicionalmente na construção da reputação da Unicamp pelo Brasil. Para ele, a divulgação é positiva e reúne trabalhos de muita qualidade. 

Público acompanha abertura do seminário. Foto: Karen Moraes/ARPI

Rosana Onocko, que também coordena a Residência Multiprofissional em Saúde Mental da FCM, afirmou que a iniciativa intenta integrar os quatro programas do Departamento, inclusive entre os docentes. Ela lembrou da peculiaridade da residência em Saúde Coletiva, que exige treinamentos externos à Unicamp, em parceria com instituições como o Cândido Ferreira e Secretaria Municipal de Saúde.  

O seminário seguiu com a conferência ministrada por Margareth Lima, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da FCM. Ao longo dos três dias, foram realizadas 11 mesas sobre diversos temas. A programação pode ser conferida no canal do YouTube do Departamento de Saúde Coletiva.

O evento teve coordenação de Giovana Pellatti, Natália D’Abreu, Ana Cláudia Dourado, Andressa Amorim da Silva, Fernanda Molles, Julia Zaparolli, Karine Oliveira, Maria Julia Felix Huber, Susannah Litvac e Vitória Melleiro, além do apoio de Marcia Bandini e Rosana Onocko Campos.

Marcia Bandini: seminário apresenta contribuições dos residentes para a Saúde Coletiva em nível local e nacional. Foto: Karen Moraes/ARPI


Notícias mais recentes



Seleção para Preceptoria 2025: inscrições acontecem de 6 a 17 de janeiro

Save The Date: Semana FCM acontece de 30 de março a 4 de abril de 2025

Cartões de Natal FCM

Cocen sedia exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas”


Lume abre inscrições para simpósio internacional “Reflexões Cênicas Contemporâneas”


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM