Urologia promove encontro com pesquisador internacional
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 

O fisioterapeuta especializado em uroginecologia e pesquisador do Departamento de Epidemiologia e  Urologia da Universidade de Maastricht da Holanda, Bary Berghmans, esteve nesta sexta-feira (8) no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participando do evento Atualidades em Urofisioterapia. Berghmans foi convidado pela disciplina de urologia do Departamento de Cirurgia da FCM para falar sobre o projeto Mother Fit e participar de debates sobre avaliação e disfunção do assoalho pélvico, bexiga hiperativa, incontinência fecal e outros temas relacionados com linhas de pesquisa desenvolvidas na Unicamp.

O projeto Mother Fit tem como objetivo evitar que as mulheres possam desenvolver alguma disfunção pós-parto no assoalho pélvico - musculatura na região da bacia, que envolve a bexiga, intestino e útero –, entre elas a incontinência urinária e a fecal. Berghmans iniciou a pesquisa em 2006 na Universidade de Maastricht após o acesso aos dados dos gastos governamentais com tratamentos das disfunções do assoalho pélvico. Atualmente, pretende disseminar o projeto em outros países. “Percebemos que o gasto era equivalente aos tratamentos do câncer e da AIDS. Então, buscamos desenvolver uma pesquisa para identificar o problema e encontrar soluções viáveis”, explicou Berghmans.

Segundo o professor e urologista da Unicamp Carlos D´Ancona, desde 2001 existe uma relação muito forte entre a disciplina de urologia da FCM e a Universidade de Maastricht. Há parcerias em pesquisas na área de eletromodulação e eletroestimulação do assoalho pélvico para o tratamento de disfunções urinárias. “Estamos fazendo o convite para Bary ser professor-convidado da Unicamp e fazer parte do quadro de docentes da FCM”, revelou D’Ancona.

Na programação da disciplina de urologia ainda existe para o segundo semestre outros eventos para discutir a incontinência urinária na criança, no homem e na mulher em diferentes situações.

Bary Bergmans é director do Pelvic Care Center Maastricht da University Hospital Maastricht (Holanda), professor convidado da Hogeschool Zuyd, da Holanda e da Universidade Católica do Paraná. É professor e prelector em diversos cursos e congressos em todo o mundo. Autor de diversos artigos e livros científicos, dentre eles “Urofisioterapia – Aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico”, editado pelo professor Paulo Palma, da FCM da Unicamp. É presidente do Cochrane Collaboration Urinary Incontinence Review Group for the review of electrical stimulation for urinary incontinence e membro de diversos comitês da International Continence Society, International Consultation of Incontinence, Royal Dutch Association of Physiotherapists e Royal Dutch Association of Physiotherapy. É responsável pela elaboração de guidelines internacionais sobre incontinência urinária e fecal e revisor científico de diversas revistas científicas relacionadas com a Uroginecologia, Epidemiologia e Fisioterapia, tais como: Journal of Urology, The European Journal of Urology, Urology, Journal of Clinical Epidemiology, Clinical Rheumatology, Neuro-urology & Urodinamics, International Urogynecological Journal e The Cochrane Collaboration Library.

Texto e imagem: Edimilson Montalti

ARP - FCM
Unicamp



Notícias mais recentes



ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

20ª Turma de Fonoaudiologia da Unicamp celebra formatura em cerimônias

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM