Unicamp participa da elaboração de recomendações para cuidados de crianças traqueostomizadas
Publicado por: Camila Delmondes
09 de outubro de 2017

Compartilhar:

Acaba de ser publicado no Brazilian Journal of Otorhinolaryngology o primeiro consenso nacional de recomendações para cuidados de crianças traqueostomizadas. O documento foi idealizado pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria. O trabalho visa estabelecer a padronização dos cuidados oferecidos a crianças portadoras de traqueostomia e oferecer melhor qualidade de vida para esta população de risco.

Foram selecionados um grupo de 17 especialistas com experiência em traqueostomia na infância – otorrinolaringologistas, pediatras intensivistas, endoscopistas, pneumopediatras – com comprovada atuação prática no assunto, e que também contemplassem as diversas regiões do Brasil, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão.

Da Unicamp participaram a médica da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) e responsável pelo setor de otorrinolaringologia pediatria, Rebecca Maunsell, e o médico pediatria intensivista do Hospital de Clínicas, Marcelo Barciela Brandão.

“O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp é um dos pioneiros no tratamento das patologias obstrutivas das vias aéreas em crianças no Brasil realizando procedimentos de reconstrução que possibilitam a retirada da traqueostomia e retorno destas crianças a uma vida normal”, explica Rebecca.

De acordo com médica da FCM, os resultados gerados no documento foram a partir da concordância da maioria dos participantes das 23 instituições envolvidas na elaboração do texto em relação às indicações, tipo de cânula, técnicas cirúrgicas, cuidados e orientações gerais e decanulação.

“Estas diretrizes poderão servir como norteadoras para os mais diversos profissionais de saúde em todo país que lidam com as dificuldades das crianças traqueostomizadas”, acrescentou.

Leia o documento em PDF.



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM