Unicamp elabora Caderno-Base de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Iniciativa integra acordo da OPAS
Publicado por: Camila Delmondes
09 de novembro de 2021

Compartilhar:

De 3 a 5 de novembro, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou a 1ª Oficina Ampliada de Trabalho para Elaboração do Caderno-Base de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, parte integrante de uma Carta Acordo assinada com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para elaboração e revisão de orientações técnicas sobre Saúde do Trabalhador.

Segundo explicou a docente do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e coordenadora técnica do projeto, Márcia Bandini, apesar do adoecimento e morte dos trabalhador ser um importante problema de saúde pública, o assunto ainda é pouco conhecido devido à subnotificação de casos. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que, em 2020, apenas 446,9 mil casos foram notificados por meio das Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) e pouco mais de 210,8 mil casos foram notificados através do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

“Para evitar as mortes, as lesões e o adoecimento de trabalhadores é preciso aprimorar a vigilância em saúde, indo para além da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Para isso, o engajamento dos profissionais que trabalham na atenção primária, média e de alta complexidade, urgência e emergência do SUS, é fundamental”, comenta a docente, que atualmente, em conjunto com diversos outros pesquisadores do país, trabalha na produção de quatro cadernos nessa temática.

Em estreita parceria com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT), a expectativa do grupo de especialistas é poder contribuir para que as doenças e agravos à saúde relacionados ao trabalho saiam da invisibilidade.

“O objetivo principal dessa nova série de publicações é orientar os profissionais de saúde do SUS a identificar, notificar e subsidiar ações de vigilância nos casos de Doenças e Agravos relacionados ao Trabalho (DART), bem como intervir em seus determinantes em suas áreas de atuação”, ressalta a coordenadora geral da CGSAT, Flavia Nogueira de Souza, do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e em Emergências em Saúde Públicas (DESAST) da Secretaria de Vigilância a Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS).

“Estamos muito satisfeitos com as contribuições que recebemos. A construção coletiva com a participação dos trabalhadores é algo muito importante para este projeto. Trabalhar em um modelo semipresencial e ainda garantir essa participação foi um grande desafio para todos nós”, acrescentou o professor do DSC da FCM, Sergio Roberto de Lucca, coordenador pedagógico do projeto.

O encontro contou com 25 participantes de diversos estados e serviços como Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) Estaduais (Maranhão, Tocantins, Bahia) e Regionais (Betim/MG, Campinas, Piracicaba e São Bernardo do Campo/SP); universidades, dentre as quais, a Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Mato Grosso; representantes de trabalhadores; além de representações institucionais como a do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).



Notícias mais recentes



Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM