Turma de medicina descerra painel, quadro de fotos e tem aula da saudade
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

A 44ª turma do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp descerrou na manhã desta quinta-feira (27), no saguão do Espaço das Artes da faculdade, o quadro de formandos de 2011.  No total, são 105 novos médicos da Unicamp formados para o mercado de trabalho. O descerramento do quadro foi feito pelo paraninfo da turma, Tiago Grangela, médico da Unidade de Emergência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e pelo patrono da turma, o médico-cirurgião Ivan Contrera Toro.

Segundo o paraninfo da turma, uma das características dos formandos é o bom-humor em enfrentar situações difíceis no Pronto-Socorro que exigiu muito empenho, dedicação e responsabilidade. “Mesmo naquele ambiente difícil, conseguimos nos divertir para vencer as dificuldades do dia-a-dia. Cheguem em casa com a sensação de dever cumprido e se tornem, cada vez mais, médicos melhores”, disse Grangela, emocionado.

O professor Ivan Toro disse que aprende muito com os alunos, principalmente como sentir o paciente. “Parece um chavão meio velho, mas a gente se energiza com vocês. Este dia está na minha história particular como um momento muito importante”, disse Toro.

Após o descerramento do quadro de fotos, os alunos descerraram também, no memorial da FCM, a placa em bronze com o nome de todos os formandos.

Já é uma tradição na FCM a realização, no último dia, da aula da saudade. O convidado para dar a última aula para os alunos da 44ª turma foi o professor Rogério Antunes Pereira Filho, aluno da primeira turma do curso de medicina.

Rogerião, como é conhecido o professor do Departamento de Clínica Médica, é um dos baluartes da faculdade. Ele contou como começou o curso de medicina e fatos de sua vida pessoal. Hilário, não deixou de dar conselhos aos “novos colegas de profissão”.

“Médico fica doente como qualquer pessoa. Trabalhem com dedicação, cuidem da saúde, aproveitem a vida, não percam os amigos e tenham orgulho do conhecimento que adquiriram nesta faculdade”, aconselhou Rogério.

O curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp é o mais antigo da Universidade. A aula inicial do curso de medicina aconteceu em 20 de maio de 1963, na antiga Santa Casa de Misericórdia de Campinas. Oferece, atualmente, 110 vagas por ano e tem a duração de seis anos, em período integral com currículo modular integrado. É um dos cursos mais concorridos do vestibular da Unicamp.

Seus programas de assistência médica, ensino e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistêncial que inclui o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), o Hemocentro, o Gastrocentro, o Hospital Estadual de Sumaré (HES) e vários Centros de Saúde da rede pública do Município de Campinas.

O objetivo do curso é formar médicos com formação geral, valores éticos e humanistas, com acesso à alta tecnologia, mas também voltados à realidade da saúde no Brasil.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP
Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/UNICAMP



Notícias mais recentes



OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Instituto Confúcio recebe inscrições para cursos do 1º semestre de 2025


Galeria recebe exposição dos pesquisadores de Artes Visuais


Graduate from SMS Completes Sub-Internship in Transplant Surgery at Weill Cornell Medical College

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM